Boa Vista

120 alunos da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira recebem certificação do projeto “Maria Vai à Escola”

Publicado em

Nesta sexta-feira, 14, o Tribunal de Justiça de Roraima certificou 120 alunos da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira que participaram do projeto “Maria Vai à Escola”. A solenidade aconteceu no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto. A parceira com a Prefeitura de Boa Vista existe desde 2015 e a iniciativa já beneficiou 4.703 alunos de 44 escolas municipais.

Por meio da iniciativa são abordados temas como direitos humanos, igualdade de gênero, diversidade étnica e a problemática da violência doméstica e familiar contra a mulher. Com uma metodologia dinâmica, a ação estimula reflexões e incentiva os alunos a expressarem suas opiniões baseadas em suas vivências.

Educação como ferramenta de transformação

A secretária municipal de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, destacou a importância dessa parceria para a rede municipal. Segundo ela, o projeto vai além do ambiente escolar, influenciando diretamente a sociedade.

Boa Vista desenvolve esse trabalho em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima há 10 anos

“O Maria Vai à Escola tem um impacto real na vida dessas crianças, ajudando a formar cidadãos mais conscientes. Elas se tornam verdadeiras disseminadoras de informação e agentes de transformação. Esse conhecimento pode salvar vidas, pois muitas dessas crianças vivem em lares onde a violência ainda é uma realidade, e agora sabem identificar os sinais e buscar ajuda”, explicou.

Leia Também:  Inscrições para cursos de pós-graduação oferecidos pela Prefeitura e ITEAM encerram nesta terça-feira, 5

Impacto multiplicador na sociedade

A juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dra. Renata Gil, também participou do evento e ressaltou a relevância do projeto.

“Aqui em Boa Vista, vi um trabalho muito bem estruturado”, afirmou a Dr. Renata

“O impacto dessa iniciativa é multiplicador. Os dados mostram que a violência contra a mulher acontece muitas vezes na frente dos filhos. Ensinar essas crianças a identificar os diferentes tipos de violência e onde buscar ajuda é fundamental. Aqui em Boa Vista, vi um trabalho muito bem estruturado, que realmente planta sementes para um futuro melhor”, afirmou.

Alunos protagonistas da mudança

Entre os estudantes certificados, a experiência foi transformadora. Jhulya Angel, de 10 anos, conta que no início achava que seria uma atividade comum, mas logo percebeu a importância do projeto.

“Aprendi sobre a Maria da Penha e o símbolo do X na mão, que é um pedido de ajuda”, compartilhou Jhulya Angel, aluna

“Eu amei! No começo eu achava chato, mas depois fui entendendo a importância. Aprendi sobre a Maria da Penha e o símbolo do X na mão, que é um pedido de ajuda. Agora sei que quanto mais pessoas souberem disso, mais gente poderá ser ajudada”, falou.

“Agora sei identificar quando alguém está pedindo ajuda e como posso contribuir para um mundo melhor”, contou Antony Ryan, aluno

Leia Também:  IAMAT publica nota de apoio a rádio Jovem Pan

Para Antony Ryan, também de 10 anos, o projeto trouxe um novo olhar sobre os direitos humanos. “Aprendi muito sobre a Lei Maria da Penha e os tipos de violência. Agora sei identificar quando alguém está pedindo ajuda e como posso contribuir para um mundo melhor”, contou.

“O que mais me interessou foi aprender sobre a Lei Maria da Penha”, afirmou a aluna Beatriz Oliveira

Beatriz Oliveira, também estudante do 5º ano, destacou como levará esse conhecimento adiante. “O que mais me interessou foi aprender sobre a Lei Maria da Penha. Eu acho importante ter esse conhecimento desde cedo, porque posso levar isso para a minha vida e compartilhar com outras crianças no futuro”, compartilhou.

Metodologia envolvente

O projeto conta com uma equipe de dez pedagogas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), que garantem que as aulas sejam dinâmicas e interativas. As atividades incluem círculos de diálogo, confecção de cartazes, leitura, teatro, filmes e documentários, proporcionando um ambiente de aprendizado envolvente e significativo.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Boa Vista

Moradores aproveitam ação “Prefeitura com Você” para colocar a saúde em dia

Published

on

O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro União recebeu neste sábado, 26, mais uma edição do “Prefeitura com Você”, reunindo centenas de moradores também dos bairros Caranã, Jardim Caranã, Cidade Satélite, Murilo Teixeira, Piscicultura e Santa Tereza. Com o tema “Abril Azul”, em referência ao Mês de Conscientização do Autismo, a ação garantiu uma série de serviços gratuitos, sendo os de saúde os mais procurados pela população.

Os serviços de saúde são os mais procurados pela população

A oferta de atendimentos médicos, vacinação, testagens rápidas, consulta odontológica, ginecológica, pesagem do Bolsa Família, suplementação de vitamina A, farmácia com entrega de medicamentos e emissão do Cartão SUS foram alguns dos serviços disponibilizados no local. Tudo pensado para facilitar o acesso dos moradores a cuidados básicos de saúde, de forma rápida e prática.

A população teve a oportunidade de fazer testes rápidos, dentre outros serviços

Saúde mais perto das pessoas

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcelo Zeitoune, destacou a importância da ação para a comunidade.

“Trouxemos praticamente toda a estrutura da Secretaria de Saúde para o evento

Leia Também:  Com mensagem a favor do meio ambiente, espetáculo marca formatura da turma ‘Fernanda Montenegro’

“Trouxemos praticamente toda a estrutura da Secretaria de Saúde para o evento. Isso facilita muito, porque nem todo mundo tem condições de se deslocar até os serviços durante a semana. E sendo no sábado, conseguimos alcançar ainda mais pessoas, aproximando o cuidado da população”, explicou.

Moradores aprovam a iniciativa

“Hoje eu me consultei, pedi exames, peguei medicamentos e ainda vou fazer o preventivo”, afirmou Dalva Pontes

A dona de casa Dalva Pontes, moradora do bairro Santa Tereza, aproveitou a oportunidade para resolver diversas demandas de saúde. “Facilita muito ter tudo num lugar só. Hoje eu me consultei, pedi exames, peguei medicamentos e ainda vou fazer o preventivo. Foi ótimo, consegui resolver tudo de uma vez”, comentou.

“Achei maravilhoso, principalmente porque é no sábado”, disse Maria Auxiliadora

A aposentada Maria Auxiliadora, do bairro Caranã, também comemorou a oportunidade. “Fiz consulta médica e atualizei meu cartão do ônibus. Achei maravilhoso, principalmente porque é no sábado. Durante a semana a gente trabalha e fica difícil resolver essas coisas”, disse.

“Hoje consegui me consultar e pedir exames que estava precisando”, contou Maria José

Leia Também:  Segundo semestre na rede estadual de ensino inicia nesta segunda

Já Maria José, moradora do bairro União, reforçou a praticidade da ação. “Hoje consegui me consultar e pedir exames que estava precisando. Ter tudo reunido facilita demais, porque a gente economiza tempo e ainda recebe atendimento de qualidade”, falou.

Atendimento humanizado

Além dos serviços de saúde, o “Prefeitura com Você” também ofereceu atendimentos nas áreas de assistência social, educação, trânsito, Procon, finanças, empreendedorismo e outros, reafirmando o compromisso da gestão em levar cidadania para todos os cantos da cidade.

Cada edição do programa reúne, em média, 4 mil atendimentos, consolidando-se como um importante instrumento de aproximação entre a prefeitura e a comunidade.

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BOA VISTA

RORAIMA

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA