Boa Vista

Prefeitura distribui 2.350 sacas de composto orgânico para as comunidades indígenas

Publicado em

Produzidos a partir da decomposição de resíduos para garantir a sustentabilidade e saúde do solo, os compostos orgânicos desempenham papel fundamental na agricultura familiar. Diante dos benefícios para a produção no campo, a Prefeitura de Boa Vista disponibiliza esses insumos para agricultores indígenas e beneficiários do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

Produtores das comunidades indígenas estão recebendo uma nova remessa de composto orgânico para auxiliar o plantio de macaxeira, melancia, feijão, banana, café, mandioca, pimenta e abóbora. De acordo com o prefeito Arthur Henrique, a gestão desenvolve um trabalho contínuo para apoiar a produção agrícola em Boa Vista.

Estão sendo distribuídas 2.350 sacas de composto orgânico

“Sempre estivemos comprometidos em incentivar a sustentabilidade e práticas agrícolas no nosso município. A entrega do composto orgânico, produzido no Centro de Compostagem, é mais uma iniciativa da prefeitura em apoio às comunidades indígenas. Parte do alimento produzido aqui vai para a merenda escolar das unidades de ensino de Boa Vista, resultando em uma alimentação saudável para as nossas crianças”, disse.

Melancia, feijão e banana estão entres as produções das comunidades indígenas

Leia Também:  Sesau promove treinamento para profissionais de Territórios Indígenas sobre combate à cárie infantil

Cuidados com o solo

Estão sendo distribuídas 2.350 sacas de composto orgânico para as comunidades indígenas, beneficiando cerca de 80 famílias produtoras. Coordenador de Agricultura em Campo Alegre, Alquino Pereira, afirma que o incentivo da gestão tem resultados positivos e de grande impacto na vida dos produtores que trabalham na região.

Alquino Pereira coordena a agricultura em Campo Alegre

“O apoio da Prefeitura de Boa Vista ao nosso trabalho é sempre muito importante e indispensável para termos uma boa produção. Esta é a segunda vez que recebemos o composto orgânico e os resultados têm sido muito bons. Aqui, a gente não tem usado insumos químicos e nossa plantação é orgânica, ou seja, é um alimento mais bonito e saudável”, destacou.

Produtores afirmam que fruto tem bom desempenho

Mulheres indígenas no Campo

Rico em nutrientes, o composto orgânico na agricultura familiar contribui para a redução da dependência de fertilizantes químicos, diminuindo custos e impactos ambientais, além de fortalecer práticas agrícolas mais sustentáveis. Liderando o trabalho de mulheres na produção de melancia e feijão, a produtora rural, Kethiana Servino, conta que o resultado com o composto superou as expectativas.

Kethiana Servino lidera mulheres na agricultura indígena

Leia Também:  Agricultores beneficiados pelo PMDA podem aderir ao Refis 2023 para renegociar débitos

“Misturamos o adubo orgânico que recebemos da prefeitura com esterco dos nossos animais para nutrir o solo antes do plantio. Desde quando começamos a usar esse novo composto, a nossa lavoura está muito bonita e saudável, então o resultado é bem positivo e tem nos deixado felizes. É possível fazer uma plantação de algumas culturas com insumos inofensivos”, afirmou.

Feijão é cultivado por moradores da região

Centro de Compostagem

Há um ano, a Prefeitura de Boa Vista inovou e se tornou a primeira capital da Amazônia Legal a implantar um Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos. O local já recebeu 1.800 toneladas de resíduos e produziu 300 toneladas de composto. Além do material úmido (resto de alimentos), 1.300 toneladas são provenientes de podas de árvores feitas na limpeza da cidade.

Todas as comunidades indígenas de Boa Vista serão beneficiadas

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Boa Vista

Show beneficente apoia mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha e em situação de vulnerabilidade social

Published

on

Um espetáculo de música e solidariedade marcou a noite dessa sexta-feira, 14, no Teatro Municipal de Boa Vista. O show beneficente “DONA”, protagonizado pela cantora Kárisse Blos, uniu forças para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade. Além de emocionar o público, o evento reforçou a importância da arte como ferramenta de transformação social.

Promovido pela Blago Produções, em parceria com a prefeitura, a iniciativa busca arrecadar absorventes para mulheres vítimas de violência doméstica, atendidas pela Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal.

O show protagonizado pela cantora Kárisse Blos, uniu forças para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade

De acordo com a coordenadora da Patrulha, Jessyka Pereira, a ação reconhece o trabalho que tem sido feito no município. “É uma honra para a Patrulha Maria da Penha estar aqui participando desse evento e ver que muitas pessoas se interessam pelo combate à violência doméstica. Os itens de higiene entregues à Patrulha serão destinados à Sala Lilás, espaço de atendimento às vítimas de violência doméstica, em situação de vulnerabilidade”, disse.

Ação reconhece o trabalho que tem sido feito no município

Leia Também:  Inscrições para o programa Jovem Empreendedor se encerram nesta quarta-feira

Com a união da música, solidariedade e ação social, o evento garante dignidade e acesso a produtos de higiene menstrual, chamando a atenção da população para uma causa urgente. A advogada Ana Claudia levou a mãe Andreia, e juntas curtiram o show, além de contribuir com uma causa beneficente.

“É uma iniciativa muito bacana. A gente sabe o quanto o absorvente é um item de higiene básica, mas infelizmente nem todas têm acesso. Então é super importante a gente incentivar esse tipo de atitude. Somos mulheres e sabemos da vulnerabilidade de cada uma”, contou.

A advogada Ana Claudia curtiu o show e contribuiu com a causa

Além de proporcionar um momento de lazer, a arrecadação busca amenizar uma das muitas dificuldades enfrentadas por muitas mulheres, oferecendo suporte básico para que possam superar os desafios diários com dignidade e cuidado. Acompanhada da filha, a empresária Benilde Spies contribuiu com a campanha.

Acompanhada da filha, a empresária Benilde Spies contribuiu com a campanha

“Não é só um show, é um evento beneficente. Hoje, eu trouxe a minha filha para prestigiar esse evento cultural e está sendo gratificante. Entreguei o pacote de absorvente para contribuir com a causa, pois se trata de um item tão básico que, infelizmente, muitas mulheres não têm acesso”, destacou.

Com a união da música, solidariedade e ação social, o evento garante dignidade e acesso a produtos de higiene menstrual

Leia Também:  Governo de Roraima assina Ordem de Serviço para asfaltar bairro Santo Antônio em Caracaraí

Fonte: Prefeitura de Boa Vista – RR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BOA VISTA

RORAIMA

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA