Brasil
Proposta cria programa para desenvolver agricultura indígena
Publicado em
17 de março de 2025por
Da Redação
O Projeto de Lei 27/25, do deputado Padovani (União-PR), cria o Programa Nacional de Fomento à Produção Agrossilvipastoril (Agro-indígena). O programa será desenvolvido por indígenas, comunidades ou organizações dentro ou fora de seus territórios. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Entre os objetivos do programa, que tem previsão de durar 30 anos, estão: proteger a liberdade econômica dos povos indígenas; promover o desenvolvimento socioeconômico das diversas populações indígenas; e restaurar a independência econômica dos povos originários do Brasil.
O texto integra diversos dispositivos legais, como a Constituição e leis federais, e internacionais, como a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para assegurar que os direitos dos povos indígenas sejam respeitados. Em especial os ligados ao exercício de atividades econômicas, garantindo autonomia e proteção aos indígenas.
Pela proposta, indígenas e suas organizações devem ter tratamento igualitário em atividades econômicas, sem restrições adicionais às aplicadas aos demais brasileiros. Ele garante direitos sobre terras adquiridas legalmente e incentiva o desenvolvimento socioeconômico.
O Agro-indígena busca efetivar pontos sobre exercício de atividade econômica e turismo em terras indígenas da lei que estabeleceu o marco temporal dessas áreas (Lei 14.701/23). O marco temporal, porém, está pendente de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), porque a lei contraria decisão do tribunal.
Segundo Padovani, o entendimento de que atividades econômicas indígenas precisam de permissão ou participação do Estado é um entendimento errôneo e retrógrado. Ele afirmou que atividades agrícolas por indígenas poderiam se beneficiar da mesma dinâmica dos quilombos. “As práticas de atividades agrícolas são reprimidas para os indígenas, de forma que até mesmo as atividades agrícolas praticadas para subsistência enfrentam entraves”, disse.
Padovani afirmou que o poder público não possui programas direcionados à potencialização e ao aproveitamento da vocação produtiva das terras que povos originários legalmente ocupam. “Esse estado de desolação que aflige inúmeras etnias é suficiente para urgência de medidas em favor da reversão do quadro de penúria, falta de perspectiva e total dependência socioeconômica dos povos indígenas brasileiros.”
Recursos
O Agro-indígena será sustentado por recursos de doação, tanto por pessoas como empresas tributadas pelo lucro real, de até 4% do Imposto de Renda. Os recursos poderão ser utilizados inclusive para arrendamento de terras da União por indígenas para desenvolvimento de atividade econômica.
O recurso poderá ser direcionado para projetos escolhidos pelo contribuinte, entre os aprovados pelo poder público, ou genérico para qualquer projeto já aprovado. Para as doações genéricas, deverá ser seguido princípio para não concentrar os recursos em apenas um empreendimento. Doações para projetos que já receberam os valores pré-estipulados serão transformadas em doações genéricas para serem reaplicadas em outras iniciativas.
As doações poderão ser feitas no momento da declaração de Imposto de Renda ou antecipadamente, com abatimento posterior do valor. Os valores doados podem ser deduzidos do Imposto de Renda, conforme os limites e regras estabelecidos na legislação vigente.
Projetos
Os projetos a receberem doação poderão ser propostos pelos indígenas e suas organizações ao poder público, pelo poder público ou por terceiros aos indígenas. Neste caso, a sugestão precisará acontecer mediada pelos órgãos competentes do Executivo federal. Os projetos precisam ter pareceres com as características socioeconômicas das comunidades indígenas afetadas, o detalhamento da atividade a ser desenvolvida e o licenciamento ambiental para execução.
Em caso de infração ou negligência, os indígenas, suas comunidades ou organizações ficarão inabilitadas para o recebimento de recursos do Agro-indígena por três anos.
Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Rachel Librelon
Fonte: Câmara dos Deputados
Brasil
Comissão aprova projeto de unificação de protocolos de atendimento pré-natal no País
Published
1 dia agoon
25 de abril de 2025By
Da Redação
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3981/23, que deixa claro no Estatuto da Criança e do Adolescente que todos os estabelecimentos e profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) devem seguir os protocolos de pré-natal formulados, revisados e atualizados pelo Ministério da Saúde.
A utilização padronizada de protocolos de abrangência nacional não excluirá a adoção complementar de publicações dos estados e municípios, conforme as particularidades regionais.
A ideia da autora do projeto, deputada Dani Cunha (União-RJ), é implementar, nas unidades de atendimento pré-natal, boas práticas a serem adotadas por todas as equipes de saúde do SUS, sem esquecer a diversidade da população brasileira.
Proteção integral
A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação da proposta. Ela disse que o texto se alinha com o princípio de proteção integral dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, por meio da atenção à saúde da mulher e da gestante.
“O atendimento pré-natal será norteado por padrões mais uniformes, sem prejuízo das ações e especificidades regionais”, declarou Laura Carneiro. “Desse modo, espera-se que seja ampliado o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de acompanhamento reprodutivo no SUS, cujas equipes de atenção primária terão materiais técnicos norteadores de abrangência nacional.”
A lei vigente assegura às gestantes nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do SUS.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Anteriormente, o texto foi aprovado também pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados

Botafogo domina Fluminense no clássico vovô e alivia pressão sobre técnico

São Paulo mantém invencibilidade no Brasileirão com empate sofrido contra o Ceará

Atlético-MG empata com o Mirassol em jogo movimentado

PF E PM/PR apreendem barco com caixas de cigarros estrangeiros no Paraná

Internacional vira sobre o Juventude em jogo eletrizante no Beira-Rio
BOA VISTA


Moradores aproveitam ação “Prefeitura com Você” para colocar a saúde em dia
O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro União recebeu neste sábado, 26, mais uma edição do “Prefeitura...


PREFEITURA COM VOCÊ – Ação itinerante no bairro União leva saúde, lazer, educação e assistência social aos moradores
Serviços municipais itinerantes que levam comodidade à população, esse é o ‘Prefeitura com Você’, que chega à sua segunda edição...


Ação integrada reforça fiscalização e segurança em espaços públicos de Boa Vista
Para ampliar a sensação de segurança e coibir práticas ilegais em áreas públicas, a prefeitura mobilizou nesta sexta-feira, 25, ações...
RORAIMA


Sesau destaca ações e avanços no combate à malária em Roraima
Nesta sexta-feira, 25, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Malária, e a Sesau (Secretaria de Saúde) lembra...


Roraima confirma óbito por dengue em paciente de Pacaraima
A Secretaria de Saúde confirmou nesta quarta-feira, 24, o primeiro óbito por dengue registrado em Roraima em 2025. A vítima,...


Governo de Roraima lança programa com R$ 1 milhão voltado à pesquisa e fortalecimento do SUS no Estado
O Governo do Estado, por meio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), lança a 8ª...
POLICIAL


PF E PM/PR apreendem barco com caixas de cigarros estrangeiros no Paraná
Foz do Iguaçu/PR. Na madrugada deste sábado (26/4), a Polícia Federal e a Polícia Militar do Paraná apreenderam um barco que...


PF prende três estrangeiros com 3,5 kg de cocaína em São Paulo
Araçatuba/SP. A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar Rodoviária de São Paulo, prendeu três estrangeiros por tráfico internacional de drogas, nessa...


PF E PC/PR apreendem embarcação e veículo com caixas cigarros estrangeiros no Paraná
Foz do Iguaçu/PR. A Polícia Federal e a Polícia Civil do Paraná apreenderam uma embarcação e um veículo carregados com caixas de...
ENTRETENIMENTO


Três meses após perder bebê, Maíra Cardi anuncia nova gravidez: ‘Estamos gravidos’
Maíra Cardi, 41 anos, anunciou neste sábado (26), que está grávida de Thiago Nigro, de 34. A novidade foi compartilhada...


Paolla Oliveira homenageia Diogo Nogueira por aniversário: ‘Obrigada pela parceria’
Paolla Oliveira resgatou uma série de momentos fofos ao lado do amado, Diogo Nogueira, para parabenizá-lo pelo aniversário. O sambista...


Anttonia, filha de Gloria Pires, abre álbum de viagem com o noivo: ‘Bahia’
Anttonia, de 32 anos, Filha da atriz Glória Pires e do cantor, Orlando Morais, aproveitou esta sexta-feira (25), para descansar...
ESPORTES


Botafogo domina Fluminense no clássico vovô e alivia pressão sobre técnico
Em uma noite de sábado, 26 de abril de 2025, marcada pela rivalidade e tensão do Clássico Vovô, o Botafogo...


São Paulo mantém invencibilidade no Brasileirão com empate sofrido contra o Ceará
O São Paulo empatou em 1 a 1 com o Ceará, neste sábado, em partida válida pela sexta rodada do...


Atlético-MG empata com o Mirassol em jogo movimentado
O Atlético-MG continua sua saga sem vitórias como visitante no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, a equipe mineira empatou em 2...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Agronegócio4 dias ago
Após o feriadão, Banco Central reduz projeção da inflação, mas juros altos ainda travam o agro
-
Roraima3 dias ago
Escola Estadual Lobo D’Almada comemora 80 anos de história
-
Roraima3 dias ago
Ipem-RR realiza mais de 4 mil verificações de produtos no primeiro trimestre de 2025
-
Boa Vista3 dias ago
Bairro União recebe a ação Prefeitura com Você neste sábado, 26