ECONOMIA
Vivaldo Lopes desvenda quadro econômico e aponta avanços
O cenário político-econômico do país é o tema da Entrevista da Semana que conversou com o economista Vivaldo Lopes. Ao FocoCidade o especialista faz uma análise do desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad em 2023 e critica o restabelecimento da desoneração da folha de pagamento em 17 setores e seu impacto na previdência.
Sobre as perspectivas para 2024, o economista prevê um cenário melhor que o ano anterior, com inflação próxima da meta, taxa básica de juros em declínio e crescimento econômico. Ele destaca a importância de leis complementares para completar a reforma tributária e reduzir a tributação sobre a folha salarial.
Quanto à entrada de novos países no BRICS (grupo que busca com cooperação econômica avançar no desenvolvimento), Vivaldo Lopes considera essa expansão pouco efetiva e destaca que alguns países não têm o perfil ou interesse em participar.
O economista também analisa as novas regras para o crédito rotativo do cartão e destaca a necessidade de soluções mais prudentes e diálogo entre bancos, operadoras e comércio.
Quanto aos aumentos de preços após mudanças na reforma tributária, Vivaldo Lopes esclarece que são pontuais e não decorrem diretamente da reforma. Ele enfatiza que a reforma não simplificará a vida tributária das empresas imediatamente, mas promoverá crescimento e aumento da arrecadação a longo prazo.
Confira a entrevista na íntegra:
O Congresso derrubou o veto presidencial, restabelecendo por Medida Provisória a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. O que, em sua visão, significa oneração e desoneração, e como isso pode impactar a economia?
A desoneração para 17 segmentos econômicos mais as prefeituras vai custar R$ 20 bilhões por ano para o país. Esse dinheiro fará falta à previdência nacional, que mais tarde, era para bancar as aposentadorias dos próprios empregados desses setores. O governo federal acordou tarde para o assunto e o congresso nacional aprovou. Agora tenta medidas paliativas e pouco inteligentes para resolver a questão. Entendo que a nação precisa encontrar uma solução definitiva para reduzir os custos previdenciários para todas as empresas e não apenas para algumas.
Como analisa o desempenho do presidente Lula e do ministro Fernando Haddad em 2023, nas áreas política e econômica?
A condução da política econômica no primeiro ano do terceiro mandato do presidente Lula foi satisfatória. Com algumas alterações repetiu o primeiro ano do primeiro mandato (2003), surpreendendo boa parte dos agentes econômicos que torciam o nariz para um governo mais à esquerda que normalmente tinha postura de ampliar gastos e investimentos públicos como forma de promover crescimento econômico. A atuação do ministro Fernando Haddad foi surpreendente e acima do esperado pela maioria dos analistas econômicos e do mercado financeiro. Teve paciência com os incrédulos e ainda teve que enfrentar fogo amigo do seu próprio partido. Mas entregou inflação na meta (4,62%), novo marco regulatório de gestão fiscal, aprovou a reforma tributária e crescimento acima de 3%. Tudo isso, sem comprometer a estabilidade fiscal.
Quais são as principais dificuldades que o ministro Haddad está enfrentando para implementar as mudanças desejadas?
Uma grande dificuldade que o ministro Haddad enfrenta é o convencimento do seu partido sobre expansão de gastos e estatismo. Outras dificuldades foram o ceticismo ideológico dos agentes econômicos e parte do empresariado nacional. Ambos demonstraram isso nas projeções pessimistas do início do ano sobre inflação, desemprego, crescimento do PIB e expectativas cambiais. A realidade cuidou de derrubar o pessimismo de conveniência e as entregas ficaram muito acima de todas as previsões.
Apesar do governo ter ganhado mais força no Congresso, a oposição ainda é significativa. Isso está impedindo o Ministro Haddad e o presidente de implementarem novos projetos?
Esse é o fato novo deste terceiro mandato do presidente Lula: uma oposição forte, representada pela direita e extrema direita, às vezes estridente e intransigente. Disposta a ir até às últimas consequências para o governo não implantar todo o seu plano de governo. O contraditório e o confronto ideológico é parte relevante da democracia e como aprendizado ao presidente e seu partido político. Terão de conviver com esse embate até o último dia do mandato.
Na sua avaliação, quais são as perspectivas para a economia em 2024, e o que é crucial para o governo federal alcançar resultados efetivos neste ano?
Iniciamos 2024 com perspectivas bem melhores que o início de 2023. Inflação próximo da meta de 3%, taxa básica de juros convergindo para 8,75%, taxa de desemprego declinante e ambiente externo favorecido com a possível queda da taxa de juros americanos a partir de abril. Tais fatores ajudam a tracionar os investimentos e o mercado de crédito, indicando um segundo semestre melhor que o primeiro.
Espero que o governo não atrase a entrega das leis complementares que completarão a reforma tributária e apresente a outra parte da reforma tributária que altere a tributação sobre a renda, lucros, dividendos e patrimônio. A redução da tributação sobre a folha salarial é peça importante para melhorar o ambiente de negócios e expansão dos investimentos. O crescimento de 2023 ficou muito centrado no consumo.
Com relação à entrada de novos países no BRICS, quais são as expectativas e desafios para o Brasil nesse contexto?
A ampliação dos membros dos BRICS foi jogada para a plateia. Terá quase nenhum efeito prático. Alguns países não têm o perfil para participar do bloco e outros nem queriam, como é o caso da Argentina que já pediu a retirada.
Como você enxerga as novas regras para o rotativo do cartão de crédito e seus impactos na economia?
A redução forçada dos juros do crédito rotativo deve forçar bancos e operadoras de cartões a ser mais seletivos na concessão do crédito, mas não vai diminuir de forma significativa o endividamento das famílias. Mas é medida paliativa. É preciso ampliar a concorrência e bancos, operadoras, emissores e comércio precisam dialogar e encontrar solução mercadológica mais prudente. Podem seguir exemplos do mercado europeu, americano, canadense e japonês.
O aumento do uso do PIX é benéfico de uma maneira geral para a economia, empresas e sociedade? Como você vê esse método em comparação com outros meios de pagamento como DOC e TEC que agora serão extintos?
A introdução do PIX foi uma verdadeira revolução do sistema bancário nacional. O Banco Central marcou gol digno de placa. Se estivesse no mundo cinematográfico ganharia o Oscar de melhor filme e melhor diretor do ano. Sucesso de público, bilheteria e crítica! Reduziu custos financeiros para o consumidor, democratizou o acesso ao mercado financeiro, foi inclusivo ao aumentar a bancarização e, principalmente, reduziu custos das famílias e das empresas. Transferência via DOC acabam nesta semana e a TED também vai desaparecer brevemente. São mais lentos, menos inclusivos e possuem custos elevados.
Com as mudanças na reforma tributária, percebemos aumentos de preços, principalmente em alimentos. Existe alguma perspectiva para o consumidor ver melhorias, considerando que o governo parece que busca aumentar a arrecadação?
Os aumentos em alguns produtos são pontuais e não decorrem da reforma tributária. São resultado da relação de escassez, oferta e demanda. Alguns governadores aproveitaram o pretexto da reforma tributária para retornar alíquotas do ICMS que haviam sido reduzidas pelo ex-presidente Bolsonaro em junho de 2022. Confirmam mais deficiências de gestão do que efeitos da reforma tributária.
A reforma tributária não vai aumentar custos. Ela vai simplificar a vida tributária das empresas, reduzir custos com apuração, gestão e pagamento de tributos do consumo. Vai aumentar a produtividade das empresas, promover crescimento e, como consequência, aumentar a arrecadação de estados e municípios a partir de 2033.
Economia
Sine-RR oferta 125 vagas de emprego nesta esta sexta-feira (30)
Published
2 anos agoon
30 de setembro de 2022By
Da RedaçãoO Sistema Nacional de Emprego em Roraima (Sine-RR) oferta 125 vagas de trabalho nesta sexta-feira (30).
Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira. Além disso, há vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCD) e que procuram o primeiro emprego
Do mesmo modo, os interessados devem ir ao Centro de Atendimento do Cidadão (CEAC). O prédio está localizado na rua Pavão nº 206, bairro Mecejana, na rua lateral à sede da Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-estar Social (Setrabes), zona Oeste de Boa Vista.
Assim, o atendimento ocorre das 07h30 às 13h30 ou o candidato pode assim, acessar o aplicativo do Sine em Roraima.
No local, os interessados devem apresentar RG, CPF, carteira de trabalho, bem como currículo, comprovante de residência e certificados, caso tenham curso de qualificação.
Vagas do Sine-RR
- Analista de recursos humanos (1 vaga) – experiência informal, experiência em folha de pagamento, documentos de funcionários, emissão de nota fiscal- Saatri (prefeitura), fazer fluxo de caixa (contas apagar e contas a receber), tenha conhecimento em Excel, Word e PDF, ver correspondências, ofícios e e-mail, conhecimento em e-social e ensino médio.
- Assistente administrativo (1 vaga) – experiência informal, ensino médio ou superior, conhecimento em informática, word, excel, emissão de nota fiscal eletrônica, disponibilidade de horário e ser proativo.
- Atendente balconista (1 vaga) – experiência informal, preferencialmente sexo masculino, trabalhar em distribuidora e ensino fundamental completo.
- Atendente de lanchonete (1 vaga) – experiência informal, ser gentil, simpático, proativo, pontual, ter facilidade com redes sociais, ter boa comunicação, saber trabalhar em equipe e ensino fundamental.
- Auxiliar administrativo (1 vaga) – experiência na carteira de no mínimo um ano, ensino médio ou cursando superior, ter conhecimento: pacote office, rotinas administrativas e caixa;
- Auxiliar administrativo – experiência informal, conhecimento com excel, folha de pagamento, financeiro, pontodigital, saber lidar com processos administrativos e ensino médio
- Auxiliar administrativo – experiência na carteira, experiência com escritório (pacote office, google drive e ordem de serviço), disponibilidade de horário, pontualidade, compromisso e vontade de aprender, pontualidade e ensino fundamental completo.
- Auxiliar de confeitaria (2 vagas) – experiência informal, gostar de de trabalhar com doces, ser pontual, proativo, se comunicar bem, saber trabalhar em equipe e ensino fundamental.
- Analista de recursos humanos (1 vaga) – experiência informal, experiência em folha de pagamento, documentos de funcionários, emissão de nota fiscal- Saatri (prefeitura), fazer fluxo de caixa (contas apagar e contas a receber), tenha conhecimento em Excel, Word e PDF, ver correspondências, ofícios e e-mail, conhecimento em e-social e ensino médio.
- Assistente administrativo (1 vaga) – experiência informal, ensino médio ou superior, conhecimento em informática, word, excel, emissão de nota fiscal eletrônica, disponibilidade de horário e ser proativo.
- Atendente balconista (1 vaga) – experiência informal, preferencialmente sexo masculino, trabalhar em distribuidora e ensino fundamental completo.
- Atendente de lanchonete (1 vaga) – experiência informal, ser gentil, simpático, proativo, pontual, ter facilidade com redes sociais, ter boa comunicação, saber trabalhar em equipe e ensino fundamental.
- Auxiliar administrativo (1 vaga) – experiência na carteira de no mínimo um ano, ensino médio ou cursando superior, ter conhecimento: pacote office, rotinas administrativas e caixa;
- Auxiliar administrativo – experiência informal, conhecimento com excel, folha de pagamento, financeiro, pontodigital, saber lidar com processos administrativos e ensino médio
- Auxiliar administrativo – experiência na carteira, experiência com escritório (pacote office, google drive e ordem de serviço), disponibilidade de horário, pontualidade, compromisso e vontade de aprender, pontualidade e ensino fundamental completo.
- Auxiliar de confeitaria (2 vagas) – experiência informal, gostar de de trabalhar com doces, ser pontual, proativo, se comunicar bem, saber trabalhar em equipe e ensino fundamental.
- Auxiliar de contabilidade (1 vaga) – experiência informal, vaga destinada ao departamento contábil e fiscal, estar cursando nível superior a partir do 3° ao 4° semestre na área de ciências contábeis e ter desempenho do cargo.
- Auxiliar de logística (2 vagas) – experiência informal, disponibilidade para serviços pesados, flexibilidade de horário, desejável residir próximo ao distrito e ensino médio.
- Auxiliar técnico de refrigeração (2 vagas) – experiência informal, disponibilidade de horário e ensino médio.
- Bobinador eletricista, rebobinador (1 vaga) – experiência informal, experiência em rebobinamento de bombas d´água e ensino fundamental.
- Bordador à máquina (1 vaga) – experiência informal, experiência em máquina de bordar tecido brother ou equivalente (industrial) e ensino médio.
- Caseiro (1 vaga) – experiência na carteira, colocar comida para animais, fazer limpeza interna e externa do imóvel, fazer limpeza (roçar, capinar, limpeza do igarapé), manter sua casa limpa, não ingerir bebida alcoólica e ensino fundamental.
- Conferente de logística (1 vaga) – experiência na carteira, experiência na área, desejável ter transporte próprio, organizado e pontual, flexibilidade de horário, boa comunicação e ensino médio completo.
- Contínuo (1 vaga) – experiência na carteira, coletar e entregar documentos, mensagens, internamente e externamente, vistoria de lotes, outros serviços do cargo e ensino médio completo.
- Eletricista (8 vagas) – experiência na carteira, cursos na área de rede de distribuição de alta e baixa tensão, nr10, nr35 e sep,possuir habilitação (bd) disponibilidade para realizar viagens (cantá,baliza,mucajaí) e ensino médio.
- Empregada doméstica (1 vaga) – experiência informal, fazer serviços como: limpar, passar e cozinhar, morar próximo ao Pintolândia e ensino fundamental.
- Empregada doméstica (1 vaga) – experiência na carteira ou informal (apresentar declaração de recomendação),apresentar antecedentes criminais,todo serviço geral(lavar,passar,cozinhar,limpar a casa,quintal e etc) e ensino médio.
- Empregada doméstica (1 vaga) – experiência informal, fazer serviço de limpeza, passar, cozinhar e ensino fundamental.
- Estoquista (1 vaga) – experiência na carteira e ensino médio.
- Fiscal de prevenção e perdas (1 vaga) – experiência na carteira, experiência na área, desejável tenha transporte próprio, organização e pontualidade, disponibilidade de horário e ensino médio.
- Garçom (3 vagas) – experiência informal, ser pontual, gentil, proativo, se comunicar bem, saber trabalhar em equipe e ensino fundamental.
- Lubrificador de automóveis (1 vaga) – experiência na carteira, experiência em troca de óleo e filtros linha leve, pontualidade, comunicativo, proativo e ensino médio.
- Mecânico de automóvel (1 vaga) – experiência na carteira, conhecimento em mecânica automotiva, tenha cnh, realizar diagnósticos em geral, consertos e trabalhos de manutenção em automóveis e ensino médio.
- Mecânico de refrigeração (2 vagas) – experiência na carteira, ter experiência na área e ensino fundamental.
- Mecânico eletricista de automóveis (1 vaga) – experiência na carteira, com elétrica automotiva de carros pequenos e grandes, disponibilidade de horário, pontualidade, compromisso, pontualidade e ensino fundamental completo.
- Monitor de entretenimento (1 vaga) – experiência informal, habilidades básicas no computador, capacidade de analise, boa comunicação (oral e escrita ), aplicação de feedback e ensino médio.
- Montador de máquinas (1 vaga) – (auxiliar de montagem câmeras frigoríficas) experiência informal, habilidade, responsabilidade, proativo, disponibilidade de horário e ensino médio completo.
- Motorista de caminhão (5 vagas) – experiência informal, CNH AD e ensino médio completo.
- Oficial de serviços gerais – experiência na carteira, experiência com limpeza, disponibilidade de horário, pontualidade, compromisso, proatividade e ensino fundamental completo.
- Operador de caixa (1 vaga) – experiência informal, experiência na função. informática básica, proatividade, agilidade flexibilidade, assiduidade e ensino médio completo.
- Servente de obras (6 vagas) – experiência na carteira experiência na área e ensino fundamental.
- Soldador (1 vaga) – experiência na carteira e ensino fundamental.
- Vendedor interno (1 vaga) – experiência na carteira, experiência em vendas de autopeças, em vendas de peças automotivas linha pesada (será um diferencial) e ensino médio completo.
- Técnico de segurança do trabalho (1 vaga) – experiência na carteira tenha experiência na área, curso de técnico de segurança, noções de informática e ensino médio.
- Técnico de segurança do trabalho (1 vaga) – experiência na carteira, cursos na área: técnico em segurança do trabalho, nr10, sep , nr35, CNH AD e ensino médio completo.
- Vendedor pracista (3 vagas) – experiência informal, CNH AB, disponibilidade de horário, comunicativo, proativo e ensino médio completo.
- Vendedor pracista (1 vaga) – experiência na carteira, com e também em vendas externas ramo varejo. Capacidade de negociação transporte próprio, CNH AB, organização e pontualidade e ensino médio.
- Vendedor pracista (1 vaga) – experiência na carteira, com experiência em vendas externas ramo varejo, capacidade de negociação transporte próprio, CNH AB, organização e pontualidade e ensino médio.
Vaga para pessoas com deficiência
- Operador de caixa (1 vaga) – experiência na carteira, experiente na área, disponibilidade de horário e ensino médio completo.
- Pedreiro (1 vaga) – experiência na carteira e ensino fundamental
- Repositor (10 vagas) – sem experiência e ensino médio.
- Servente de obras (1 vaga) – experiência informal e ensino fundamental.
- Zelador (1 vaga) – experiência informal e ensino fundamental.
Comissão aprova garantia de teste genético para mulheres com alto risco de câncer de mama e ovário
Virginia exibe foto de infância e semelhança com Maria Alice impressiona: ‘Fala sério!’
FICCO/SE prende foragido da Justiça por crime de estupro em Barra dos Coqueiros/SE
Projeto garante remunerar obra audiovisual executada na internet
PF e PMERJ prendem homem em flagrante por tráfico de drogas no Rio de Janeiro
BOA VISTA
Prefeitura lança edital para inscrição de blocos de rua
A Prefeitura de Boa Vista está nos preparativos para o carnaval 2025 e lançou o edital para inscrição dos blocos...
Taxa da Vigilância Sanitária agora pode ser emitida diretamente no portal da prefeitura
Praticidade e funcionalidade são aliados quando se trata em ajudar os contribuintes da Prefeitura de Boa Vista. A Secretaria Municipal...
Prefeitura de Boa Vista reforça parceria com a UNAMA, garantindo benefícios a servidores e população
A Prefeitura de Boa Vista e a UNAMA (Universidade da Amazônia) oficializaram o reforço de uma parceria que tem gerado...
RORAIMA
Central de Matrículas da Seed disponibiliza mais de 6 mil vagas
A Central de Matrículas do Governo de Roraima entrou em funcionamento nesta terça-feira, 21, disponibilizando 6.668 vagas para matrículas em...
Jornada Pedagógica 2025 prepara professores da rede estadual
Com o objetivo de preparar professores e gestores da rede estadual de ensino para um excelente retorno às aulas, a...
Pesquisa científica é estratégia para fortalecer a agricultura familiar e indígena em Roraima
Na agricultura familiar e indígena, a pesquisa científica pode trazer inovações em termos de técnicas de cultivo, controle de pragas...
POLICIAL
FICCO/SE prende foragido da Justiça por crime de estupro em Barra dos Coqueiros/SE
Aracaju/SE. Na tarde desta quarta-feira (22/1), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Sergipe (FICCO/SE), em ação conjunta...
PF e PMERJ prendem homem em flagrante por tráfico de drogas no Rio de Janeiro
Macaé/RJ. Nesta quarta-feira, 22/1, a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, em ação conjunta...
PF deflagra operação em combate ao abuso sexual infantojuvenil no interior da BA
Feira de Santana/BA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22/1), a Operação Aurora, com o objetivo de...
ENTRETENIMENTO
Virginia exibe foto de infância e semelhança com Maria Alice impressiona: ‘Fala sério!’
Virginia Fonseca impressionou os fãs ao compartilhar montagem enviada por fã-clube com uma foto de sua infância e outra, logo ao...
Virginia celebra volta às aulas das filhas e exibe mochilas escolhidas: ‘Personagens’
As filhas de Virginia Fonseca e Zé Felipe voltaram às aulas, nesta quarta-feira (22). A influencer e empresária compartilhou em...
Dani Calabresa anuncia gravidez do primeiro filho com Richard Neuman
A humorista Dani Calabresa, de 43 anos, anunciou, na tarde desta terça-feira (21), que está grávida do primeiro filho com o...
ESPORTES
São Paulo vence Criciúma nos pênaltis e avança à final da Copinha
O São Paulo está na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior! Em uma partida emocionante na Arena Fonte...
Corinthians vence o Vasco e avança para a semifinal da Copinha
O Corinthians venceu o Vasco por 1 a 0 na noite deste domingo (19.01), no estádio Bruno José Daniel, em...
Grêmio vence o Palmeiras e se classifica para semifinal da Copinha
O Palmeiras foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste domingo (19.01), após perder para o Grêmio por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Boa Vista6 dias ago
Prefeitura de Boa Vista lança processo seletivo com 188 vagas para contratação de professores
-
Boa Vista6 dias ago
Cerca de 50 servidores da SEMGES participam de ação em prol da saúde mental e autocuidado
-
Boa Vista5 dias ago
Confira os serviços essenciais que serão mantidos no feriadão de São Sebastião em Boa Vista
-
Boa Vista5 dias ago
Prefeitura inicia cronograma de revitalização e limpeza de mercados municipais