Foz do Iguaçu/PR. A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (04/11), mandados de busca e apreensão no município de Itaipulândia, no estado do Paraná, no âmbito de investigação sobre a possível prática do crime de corrupção eleitoral e outros ilícitos correlatos.
As diligências tiveram como objetivo a coleta de provas em endereços vinculados a uma apoiadora de campanha e em locais de trabalho de funcionários de uma associação com atuação local.
Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo Juízo Eleitoral e tiveram como foco a obtenção de aparelhos telefônicos e dispositivos eletrônicos capazes de confirmar comunicações e pressões ocorridas após os fatos.
Durante o cumprimento de uma das ordens judiciais, foi apreendida uma arma de fogo sem registro, resultando na prisão em flagrante de um indivíduo por posse ilegal de arma.
As apurações indicam que, durante as eleições de 2024, pessoas teriam recebido oferta de vantagem econômica em troca de apoio político. De acordo com relatos colhidos, o benefício consistiria no pagamento de R$ 70 por semana para quem adesivasse veículos com propaganda dos candidatos a prefeito e vice.
A investigação também revelou indícios de coação e pressão sobre testemunhas e investigados, incluindo ameaças, promessas de pagamento e até demissões após o pleito, supostamente motivadas pelo não apoio a determinado candidato.
Os resultados da operação foram comunicados ao Juízo Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral, e o procedimento segue sob segredo de justiça, a fim de resguardar a eficácia das diligências e a integridade da investigação.
Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR
[email protected]
@pffoz
Fonte: Polícia Federal