Roraima

Governo de Roraima convoca professores auxiliares e cuidadores para escolas do interior do Estado

Publicado em

O Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), segue com as convocações do Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais para atender a Educação Básica.

Desta vez, a 9ª convocação faz o chamamento de professores auxiliares e cuidadores para atender escolas do interior do Estado. Estão sendo convocados 269 professores auxiliares e 109 profissionais de apoio escolar (cuidadores).

“Seguimos com a nossa programação de convocações para atender as escolas da rede estadual. Agora estamos enviando profissionais cuidadores e também professores auxiliares para as escolas do interior do Estado. Além de fortalecer a educação especial, com as novas contratações, o Governo de Roraima também fomenta a economia e a geração de renda”, destacou Ranielly Souza, diretora do Departamento de Recursos Humanos da Seed.

Fortalecendo a Educação Especial

Os professores auxiliares são profissionais que auxiliam os estudantes com necessidades especiais e que precisam do atendimento educacional especializado em sala de aula para desenvolverem sua vida acadêmica.

Já os cuidadores, auxiliam e dão suporte aos estudantes especiais em relação a sua alimentação, locomoção, higiene corporal, vestimenta, manipulação de objetos, atividades lúdicas, garantindo a este estudante maior segurança, bem-estar e melhor adaptação no ambiente escolar.

Leia Também:  Expoferr Show 2024 recebeu 500 mil pessoas em cinco dias de festejo

A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 14, e também pode ser conferida no link https://drive.google.com/file/d/1r-GYwCCRSDinr8I0hee8pbS6JaklgCKZ/view?usp=sharing.

Contratação e lotação

Os convocados devem comparecer no DRH da Seed (Praça do Centro Cívico, n° 550, Centro) nos dias 18, 19 e 20 de março, a partir das 8h da manhã, munidos dos documentos exigidos em edital para assinatura do contrato e lotação. A fim de organizar a lotação dos profissionais, foi elaborado um cronograma de atendimento.

Cronograma de atendimento:

Convocados

Data de Comparecimento

Hora

Professores Auxiliares de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista Rural, Bonfim, Cantá, Caracaraí e Caroebe

18 de março

8h

Professores Auxiliares de Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá

19 de março

8h

Cuidadores de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista Rural, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Uiramutã

20 de março

8h

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Roraima

Sesau destaca ações e avanços no combate à malária em Roraima

Published

on

Nesta sexta-feira, 25, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Malária, e a Sesau (Secretaria de Saúde) lembra ações e avanços no combate da doença em Roraima, reforçando o compromisso com o Plano de Eliminação da Malária até 2035, da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Apesar de a malária ser uma realidade global, com 247 milhões de casos e mais de 619 mil mortes no mundo, o foco do combate à doença no Brasil está concentrado nos Estados da Amazônia Legal, onde ocorre 99% dos casos. Roraima está entre os três Estados com maior carga da doença, ao lado do Amazonas e Pará.

“Nós temos esse desafio de eliminar a malária do Plasmodium falciparum até 2030 e do Plasmodium vivax, até 2035. E, para isso, nós temos trabalhado de maneira bem intensificada, no sentido de trabalhar de forma organizada para que consigamos atingir essas metas”, destacou o gerente do Núcleo de Controle da Malária da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Gerson Castro.

Leia Também:  Foliões aproveitam os pontos itinerantes da cidade para brincar o carnaval

De janeiro a abril de 2025, o município de Uiramutã apresentou o maior aumento de casos, saltando de 15 registros em 2024 para 149 este ano. Já Mucajaí registrou o maior avanço no controle da doença, reduzindo de 409 para apenas 44 casos no mesmo período. A maior parte das notificações são concentradas em áreas indígenas, especialmente no território Yanomami, que responde por mais de 80% dos casos registrados no Estado.

A redução de casos nessa região foi possível graças à desintrusão dos garimpeiros ilegais, o que permitiu maior acesso das equipes de saúde e atuação contínua das forças locais e federais.

“Com a desintrusão dos garimpeiros, que diminuiu mais de 90%, em 2022 foram 13 mil casos, hoje não chega nem a 100 casos na área Yanomami. E com a implantação da tafenoquina, que nós estaremos implantando em maio, esperamos que diminua ainda mais os casos. Antes era um tratamento de sete dias e agora será em um dia, não haverá recaídas, que é a proposta do medicamento novo”, ressaltou o gerente.

Leia Também:  EXPOFERR 2022 | Os Barões da Pisadinha fecharão quarto dia da feira de agronegócios Destaque

Roraima também segue com capacitações técnicas contínuas, como oficinas de controle vetorial e treinamentos para uso de novos protocolos. A atuação do Estado envolve uma estrutura tripartite, com responsabilidades compartilhadas entre a Secretaria Estadual de Saúde, os municípios e os DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) Yanomami e Leste.

“Nós temos uma tipicidade que tem três entes que tomam de conta da malária, que é o DSEI Yanomami, o DSEI Leste e o Estado de Roraima, que toma conta dos não indígenas”, destacou Gerson.

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BOA VISTA

RORAIMA

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA