Roraima

Governo de Roraima integra expedição para fortalecer e promover desenvolvimento de comunidades ribeirinhas

Publicado em

Uma expedição formada por integrantes da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Femarh (Fundação de Meio Ambiente e Recursos Humanos), em parceria com a UFRR (Universidade Federal de Roraima) e Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), está visitando a região do Baixo Rio Branco entre os dias 7 e 11 de janeiro.

O objetivo é visitar as comunidades de Santa Maria do Boiaçu e de Terra Preta para identificar e discutir as necessidades locais relacionadas à pesca esportiva e à preservação ambiental. Essa ação integra o plano de trabalho do Conselho Consultivo da RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) Baixo Rio Branco, que visa promover o desenvolvimento sustentável da região.

Segundo o diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult, Bruno Muniz de Brito, durante a expedição, será realizado um diálogo aberto com as comunidades para entender suas prioridades e expectativas em relação ao uso dos recursos naturais e à conservação do meio ambiente.

“Estamos comprometidos em ouvir as vozes das comunidades e entender suas realidades. Essa interação é fundamental para o desenvolvimento de estratégias que respeitem o meio ambiente e promovam a qualidade de vida”, afirmou Bruno.

Leia Também:  Empreendedores têm acesso a linhas de crédito da Desenvolver RR durante o arraial

Além de discutir a pesca esportiva, a expedição buscará avaliar as potencialidades para a implantação de novas matrizes de desenvolvimento que transcendam o turismo de pesca e o turismo histórico-cultural. A proposta é explorar novas oportunidades de negócios que incluam a agricultura familiar indígena, guias locais e a condução turística, promovendo assim uma economia diversificada e sustentável.

A Secretaria de Cultura e Turismo também está integrada a esse esforço, com o Departamento de Turismo atuando como representante nas discussões. “É essencial que o turismo na região seja desenvolvido de forma sustentável, beneficiando as comunidades locais e preservando a rica biodiversidade do Baixo Rio Branco”, destacou o diretor.

A expedição ao Baixo Rio Branco representa um passo significativo na construção de um futuro mais sustentável para as comunidades ribeirinhas, alinhando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Roraima

Central de Matrículas da Seed disponibiliza mais de 6 mil vagas

Published

on

A Central de Matrículas do Governo de Roraima entrou em funcionamento nesta terça-feira, 21, disponibilizando 6.668 vagas para matrículas em escolas da rede estadual de ensino da capital Boa Vista. As vagas remanescentes foram encaminhadas para a Central após o período inicial de matrículas novas, que ocorreu de 6 a 17 de janeiro direto nas unidades de ensino.

Para o Ensino Fundamental estão disponíveis 2.639 vagas, distribuídas entre 6°, 7°, 8° e 9° ano, além de turmas de Correção de Fluxo (6°/7° ano, 7°/8° e 8°/9° ano). Para o Ensino Médio são 3.041 vagas e para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) são 988 vagas distribuídas para o 1° e 2° segmentos (Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio).

“Nossa equipe está preparada para bem atender todos os pais e responsáveis que procurarem a Central de Matrículas e ressaltamos que nenhum estudante ficará fora da sala de aula”, disse a diretora do Departamento de Educação Básica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Ana Cláudia Negreiros.

Leia Também:  ÁGUA PARA TODOS | Nova agência de atendimento da Caer vai beneficiar mais de 8 mil moradores em São Luiz Destaque

Onde funciona a Central de Matrículas?

A Central de Matrículas está funcionando no novo prédio da Secretaria de Educação e Desporto, localizado na Praça do Centro Cívico, n° 550, Centro, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, com atendimentos realizados mediante distribuição de senhas.

“Hoje começamos os encaminhamentos aqui na Central de Matrículas. Os pais podem estar se dirigindo para a Central, que serão muito bem atendidos. Lembramos que na Central localizamos a escola e só realizamos o encaminhamento. A matrícula deverá ser efetivada direto na escola, apresentando toda a documentação necessária”, explicou Moisés Aprígio, coordenador da Central de Matrículas.

Documentação para matrícula

Para efetivar a matrícula na escola, após receber o encaminhamento da Central, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: histórico escolar ou declaração de transferência; RG ou certidão de nascimento do aluno e do responsável legal; CPF do aluno (se houver); comprovante de residência com CEP; cartão de vacina atualizado; cartão Bolsa Família (se beneficiário) e duas fotos 3×4 recentes.

Leia Também:  Fiscalização no trânsito no dia das eleições será reforçada

As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 30 de janeiro, seguindo o Calendário Escolar 2025.

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BOA VISTA

RORAIMA

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA