Roraima

HMI atinge menor taxa de internação dos últimos nove anos na UTI Neonatal

Publicado em

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, referência em Roraima em cuidados especializados para gestantes e bebês, registrou uma significativa redução na taxa de ocupação da UTI Neonatal, alcançando um índice de apenas 24% de ocupação.

Atualmente, 16 bebês estão internados em um total de 66 leitos. Essa taxa de ocupação não era observada há pelo menos 9 anos, a conquista reflete as ações inovadoras e preventivas adotadas pela unidade. Em 2024, de 01 de janeiro até 30 de novembro, o HMI contabilizou cerca de 4.850 partos normais e 3.501 partos cesáreos.

“Basicamente, as estratégias adotadas para ter um giro de leito maior, foram adotadas pela unidade em outubro do ano passado. Nós iniciamos com a ultrassom na porta de entrada, que, antigamente, precisava de internação. Essa é uma forma preventiva para verificar como é que está a saúde do bebê, então quando diagnosticado na porta de entrada nós temos como dar uma resolução para esse caso”, afirmou o diretor-geral da unidade, Manoel Roque.

Leia Também:  Denarium anuncia convocação de segunda turma de professores indígenas

Além disso, o hospital implementou o uso da hipotermia neonatal para bebês que nascem com a aspiração de mecônio, uma condição que exige a redução da temperatura do corpo do bebê para reduzir o tempo de permanência na UTI.

“A hipotermia induzida reduz o tempo de permanência na UTI e de internação, o que contribui para a diminuição da taxa de ocupação”, acrescentou o diretor.

SOBRE A UNIDADE

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, inaugurado em 5 de novembro de 1982, tem sido um pilar de suporte para a saúde materno-infantil no Estado de Roraima e em regiões vizinhas. E em 2024, foi considerada a maior Maternidade em tamanho e em número de partos do Brasil.

Além de atender gestantes e bebês de alto risco, o hospital também oferece uma vasta gama de serviços médicos, como o Centro de Parto Humanizado, Banco de Leite Humano, e diversos exames e tratamentos especializados, atendendo pacientes de Roraima, Amazonas, Pará, e até de países vizinhos, como Venezuela e Guiana.

O hospital ainda se destaca em seu atendimento multidisciplinar, que inclui apoio de diagnóstico terapêutico, com exames como ultrassonografia, raio-X, e eletrocardiograma, além de parcerias com clínicas conveniadas para exames de alta complexidade, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Leia Também:  Prefeitura imuniza quase seis mil cães e gatos no terceiro dia da campanha de vacinação antirrábica

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Roraima

Central de Matrículas da Seed disponibiliza mais de 6 mil vagas

Published

on

A Central de Matrículas do Governo de Roraima entrou em funcionamento nesta terça-feira, 21, disponibilizando 6.668 vagas para matrículas em escolas da rede estadual de ensino da capital Boa Vista. As vagas remanescentes foram encaminhadas para a Central após o período inicial de matrículas novas, que ocorreu de 6 a 17 de janeiro direto nas unidades de ensino.

Para o Ensino Fundamental estão disponíveis 2.639 vagas, distribuídas entre 6°, 7°, 8° e 9° ano, além de turmas de Correção de Fluxo (6°/7° ano, 7°/8° e 8°/9° ano). Para o Ensino Médio são 3.041 vagas e para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) são 988 vagas distribuídas para o 1° e 2° segmentos (Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio).

“Nossa equipe está preparada para bem atender todos os pais e responsáveis que procurarem a Central de Matrículas e ressaltamos que nenhum estudante ficará fora da sala de aula”, disse a diretora do Departamento de Educação Básica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Ana Cláudia Negreiros.

Leia Também:  Estão abertas inscrições para o Seminário Estadual de Práticas Pedagógicas Migratórias

Onde funciona a Central de Matrículas?

A Central de Matrículas está funcionando no novo prédio da Secretaria de Educação e Desporto, localizado na Praça do Centro Cívico, n° 550, Centro, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, com atendimentos realizados mediante distribuição de senhas.

“Hoje começamos os encaminhamentos aqui na Central de Matrículas. Os pais podem estar se dirigindo para a Central, que serão muito bem atendidos. Lembramos que na Central localizamos a escola e só realizamos o encaminhamento. A matrícula deverá ser efetivada direto na escola, apresentando toda a documentação necessária”, explicou Moisés Aprígio, coordenador da Central de Matrículas.

Documentação para matrícula

Para efetivar a matrícula na escola, após receber o encaminhamento da Central, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: histórico escolar ou declaração de transferência; RG ou certidão de nascimento do aluno e do responsável legal; CPF do aluno (se houver); comprovante de residência com CEP; cartão de vacina atualizado; cartão Bolsa Família (se beneficiário) e duas fotos 3×4 recentes.

Leia Também:  Homem compra motocicleta e descobre que veículo era produto de roubo e furto

As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 30 de janeiro, seguindo o Calendário Escolar 2025.

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BOA VISTA

RORAIMA

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA