Roraima

Nova coordenação promoverá divulgação do Turismo Sustentável em 2024

Publicado em

No mês de dezembro de 2024, os secretários e dirigentes de turismo da Região Norte elegeram a nova coordenação das RAI (Rotas Amazônicas Integradas), que reúnem representantes dos sete Estados da Amazônia: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Pará e Rondônia.

A reunião correu de forma online com a presença de todos os Estados-membros, que discutiram os avanços da RAI nos anos de 2023/2024 com a liderança da AmazonasTur, destacando o acordo de cooperação técnica firmado com a Embratur para promoção da Região Norte em eventos internacionais e a estruturação de produtos e serviços locais e a participação da RAI no salão Nacional de Turismo em 2023 e 2024.

Para a condução das atividades da RAI no biênio 2025/2026, foi eleito por unanimidade o superintendente de turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Junior, para coordenar as ações do grupo regional.

O superintendente atua na RAI desde a sua criação em 2021, quando a instância foi criada durante o Roraima Fishing Roraima, com a assinatura da Carta do Turismo da Amazônia.

Leia Também:  Senado trabalha para viabilizar o Drex, moeda digital brasileira

A nova coordenação já apresentou as diretrizes para a atuação no seu mandato, tendo como foco principal a promoção do turismo da região no mercado internacional, tanto na América Latina em países como a Colômbia, Argentina, Peru e Chile, quanto em Portugal, aproveitando as conexões com a Europa via Belém e Manaus.

Segundo o coordenador local, Bruno Muniz de Brito, diretor do Departamento de Turismo de Roraima, será criado um vídeo promocional da RAI com a temática do turismo sustentável que será o foco da ação em 2025.

“É muito salutar a condução da RAI de forma partilhada com os Estados do Norte, de acordo com a vocação de cada um, e a renovação da coordenação permite novas perspectivas na condução das ações previstas”, salientou o diretor.

TURISMO SUSTENTÁVEL

Em 2024, uma estratégia que visa não apenas atrair turistas nacionais e internacionais, mas também preservar a rica biodiversidade e as culturas locais. Em vista da crescente demanda por viagens que respeitem o meio ambiente, a RAI pretende posicionar a Amazônia como um destino atrativo e responsável.

Leia Também:  RIDERR | Faperr participa de workshop sobre projeto de integração de dados em Roraima Destaque

Dentre as ações previstas, destacam-se campanhas de divulgação que evidenciam as belezas naturais da região, como as florestas, rios e fauna, além da rica diversidade cultural dos povos amazônicos.

A RAI planeja ainda parcerias com agências de turismo e plataformas digitais para ampliar a visibilidade das Rotas Amazônicas, criando pacotes turísticos que incentivem a experiência autêntica e a imersão na cultura local. Pretende promover eventos e feiras de turismo, que servirão como vitrine para os atrativos da Amazônia.

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Roraima

Central de Matrículas da Seed disponibiliza mais de 6 mil vagas

Published

on

A Central de Matrículas do Governo de Roraima entrou em funcionamento nesta terça-feira, 21, disponibilizando 6.668 vagas para matrículas em escolas da rede estadual de ensino da capital Boa Vista. As vagas remanescentes foram encaminhadas para a Central após o período inicial de matrículas novas, que ocorreu de 6 a 17 de janeiro direto nas unidades de ensino.

Para o Ensino Fundamental estão disponíveis 2.639 vagas, distribuídas entre 6°, 7°, 8° e 9° ano, além de turmas de Correção de Fluxo (6°/7° ano, 7°/8° e 8°/9° ano). Para o Ensino Médio são 3.041 vagas e para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) são 988 vagas distribuídas para o 1° e 2° segmentos (Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio).

“Nossa equipe está preparada para bem atender todos os pais e responsáveis que procurarem a Central de Matrículas e ressaltamos que nenhum estudante ficará fora da sala de aula”, disse a diretora do Departamento de Educação Básica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Ana Cláudia Negreiros.

Leia Também:  Calor e chuva faz crescer ataques de lagartas em plantações de soja

Onde funciona a Central de Matrículas?

A Central de Matrículas está funcionando no novo prédio da Secretaria de Educação e Desporto, localizado na Praça do Centro Cívico, n° 550, Centro, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, com atendimentos realizados mediante distribuição de senhas.

“Hoje começamos os encaminhamentos aqui na Central de Matrículas. Os pais podem estar se dirigindo para a Central, que serão muito bem atendidos. Lembramos que na Central localizamos a escola e só realizamos o encaminhamento. A matrícula deverá ser efetivada direto na escola, apresentando toda a documentação necessária”, explicou Moisés Aprígio, coordenador da Central de Matrículas.

Documentação para matrícula

Para efetivar a matrícula na escola, após receber o encaminhamento da Central, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: histórico escolar ou declaração de transferência; RG ou certidão de nascimento do aluno e do responsável legal; CPF do aluno (se houver); comprovante de residência com CEP; cartão de vacina atualizado; cartão Bolsa Família (se beneficiário) e duas fotos 3×4 recentes.

Leia Também:  GOVERNO SEM PARAR | Serviços da Sesau serão ofertados para moradores do Pintolândia Destaque

As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 30 de janeiro, seguindo o Calendário Escolar 2025.

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BOA VISTA

RORAIMA

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA