Roraima

Polícia Civil de Roraima moderniza Gestão de Vestígios com Sistema de Cadeia de Custódia

Publicado em

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) deu um passo importante rumo à modernização ao implantar, em 1º de janeiro de 2025, o Sistema SPR (Sistema de Produção e Registro) Custódia, uma solução informatizada que garante o controle total da cadeia de custódia.

Desenvolvido pelo ICPDA (Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida), com apoio da Sesp (Secretaria de Segurança Pública), o sistema representa um investimento estratégico do Governo de Roraima para fortalecer a credibilidade e a eficiência das provas materiais utilizadas no processo investigativo.

De acordo com o diretor do ICPDA, Sttefani Ribeiro, o sistema atende às exigências da Lei 13.964/2019, que regulamentou a cadeia de custódia no Brasil.

“A partir de agora, todos os vestígios são cadastrados e movimentados em um sistema totalmente auditável, desde o local do crime até a conclusão do laudo pericial. Isso garante mais eficiência, credibilidade e transparência na gestão dos vestígios”, destacou.

Uma das inovações do sistema é a digitalização da FAVI (Ficha de Acompanhamento de Vestígios), que passa a ser entregue junto com os laudos periciais.

Leia Também:  Tiro com Arco estreia nos Jogos Escolares com primeiros classificados para as nacionais

“Antes, tudo era feito manualmente, o que dificultava o controle. Com a informatização, saímos do analógico para o digital. Agora sabemos em tempo real onde está cada vestígio e o que está acontecendo com ele”, explicou Ribeiro.

Inicialmente, o SPR Custódia será utilizado no Instituto de Criminalística e, em seguida, expandido para o IML (Instituto de Medicina Legal) e o IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz).

“O SPR de Custódia funcionará 24 horas. Antes, seu funcionamento era das 7h30 às 13h30. Com o novo sistema, acabou essa burocracia, facilitando o atendimento a qualquer hora do dia ou da noite, aos finais de semana e feriados”, informou.

Ainda segundo o diretor, a nova topologia de rede, desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Polícia Civil, permitirá que todas as unidades policiais de Roraima tenham acesso ao sistema, garantindo a integração no envio e controle de vestígios encaminhados à perícia.

Sttefani Ribeiro também ressaltou que o sistema informatizado eleva os padrões de qualidade das provas materiais.

“Antes da Lei de 2019, o tratamento de vestígios era feito de forma esparsa, sem um padrão consolidado. Agora, garantimos mais confiabilidade e transparência na produção de evidências utilizadas em processos e inquéritos policiais”, frisou.

Leia Também:  Produtores de soja precisam ficar atentos às novas tecnologias na hora do plantio

Para o delegado-geral em exercício, Luciano Silvestre, a implantação do SPR Custódia representa um marco na evolução da perícia criminal em Roraima.

“Essa iniciativa consolida o Instituto de Criminalística Perito Dimas Almeida como uma referência na produção de provas técnicas para a Justiça, reafirmando o compromisso da PCRR com a modernização e a eficiência no serviço público”, declarou.

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Roraima

Central de Matrículas da Seed disponibiliza mais de 6 mil vagas

Published

on

A Central de Matrículas do Governo de Roraima entrou em funcionamento nesta terça-feira, 21, disponibilizando 6.668 vagas para matrículas em escolas da rede estadual de ensino da capital Boa Vista. As vagas remanescentes foram encaminhadas para a Central após o período inicial de matrículas novas, que ocorreu de 6 a 17 de janeiro direto nas unidades de ensino.

Para o Ensino Fundamental estão disponíveis 2.639 vagas, distribuídas entre 6°, 7°, 8° e 9° ano, além de turmas de Correção de Fluxo (6°/7° ano, 7°/8° e 8°/9° ano). Para o Ensino Médio são 3.041 vagas e para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) são 988 vagas distribuídas para o 1° e 2° segmentos (Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio).

“Nossa equipe está preparada para bem atender todos os pais e responsáveis que procurarem a Central de Matrículas e ressaltamos que nenhum estudante ficará fora da sala de aula”, disse a diretora do Departamento de Educação Básica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Ana Cláudia Negreiros.

Leia Também:  FORTALECENDO A VIGILÂNCIA | Simulação de emergência em saúde encerra atividades do 1º Encontro da Rede CIEVS Destaque

Onde funciona a Central de Matrículas?

A Central de Matrículas está funcionando no novo prédio da Secretaria de Educação e Desporto, localizado na Praça do Centro Cívico, n° 550, Centro, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, com atendimentos realizados mediante distribuição de senhas.

“Hoje começamos os encaminhamentos aqui na Central de Matrículas. Os pais podem estar se dirigindo para a Central, que serão muito bem atendidos. Lembramos que na Central localizamos a escola e só realizamos o encaminhamento. A matrícula deverá ser efetivada direto na escola, apresentando toda a documentação necessária”, explicou Moisés Aprígio, coordenador da Central de Matrículas.

Documentação para matrícula

Para efetivar a matrícula na escola, após receber o encaminhamento da Central, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: histórico escolar ou declaração de transferência; RG ou certidão de nascimento do aluno e do responsável legal; CPF do aluno (se houver); comprovante de residência com CEP; cartão de vacina atualizado; cartão Bolsa Família (se beneficiário) e duas fotos 3×4 recentes.

Leia Também:  I Encontro do Setor Turístico de Roraima e Gran Sabana na Venezuela discutirá retomada do turismo na fronteira

As aulas na rede estadual de ensino começam no dia 30 de janeiro, seguindo o Calendário Escolar 2025.

Fonte: Governo RR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BOA VISTA

RORAIMA

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA