Tecnologia
Chegada do 5G depende de alteração de legislação municipal em quase todo Brasil
Publicado em
28 de fevereiro de 2022por
Da RedaçãoEm entrevista, presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz, explica quais são essas alterações necessárias e quais capitais já estão preparadas para a chegada da internet ultrarrápida.
A chegada do 5G ocorre agora, em 2022, mas esbarra em questões de infraestrutura e legislações ultrapassadas, já que a internet de 5ª geração precisa de novas antenas que não estão previstas na maioria das legislações municipais do país. Em entrevista exclusiva ao Brasil 61.com, o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Luciano Stutz, explica quais são essas novas infraestruturas necessárias e quais capitais estão preparadas para a chegada da nova tecnologia. Elas serão as primeiras a receber o 5G.
Atualmente, a autorização de instalação de novas antenas pode demorar de meses a anos, o que pode atrasar a implantação do 5G. Isso demanda modificação na legislação local de cada município, principalmente no que diz respeito aos novos equipamentos, que são menores e não estão previstos nas leis antigas. Uma das soluções veio por meio do PL 8518/2017, de autoria do deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP), que disciplina o licenciamento temporário e acelera o processo de instalação por meio do silêncio positivo, mas que ainda precisa ser apreciado pela Câmara dos Deputados.
Luciano Stutz explica que a Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015) já prevê o silêncio positivo, ou seja, a autorização tácita de instalação por parte da operadora em caso de a prefeitura não responder em até 60 dias. Mas, ainda assim, a legislação do município precisa se adequar à Lei das Antenas porque quem responde finalmente pela ocupação do solo é a prefeitura.“A competência constitucional para falar de uso e ocupação do solo, para emitir a licença para essa torre ser instalada, é do município. Então, cada município deveria ter uma lei para tratar exatamente dessas torres, desses postes. O município que não tem, se utiliza do código de obras e daí vem o problema. Não só a demora para obter o licenciamento dessas torres, mas também da burocracia envolvida no processo”, destaca o presidente da Abrintel. “Assim, cada município brasileiro está fazendo um trabalho para se preparar para o recebimento da tecnologia 5G. E os municípios têm de fazer isso porque o 5G precisa de estruturas bem menores do que a do 4G, e esse tipo de equipamento não tinha previsão específica dentro das leis municipais.
”Segundo a Abrintel, apenas pouco mais de 60 municípios já adequaram a legislação à Lei Geral das Antes. Assim, se aprovado, o projeto de lei em tramitação pode ajudar cidades que já fizeram a alteração da lei mas não consideraram o silêncio positivo, bem como aquelas que sequer se movimentaram para resolver o problema. “Para as cidades que não têm um dispositivo na sua lei municipal, ou então que no final do dia não têm nem a lei, esse projeto de lei pode servir”, destaca.
Segundo o Ministério das Comunicações, apenas 12 capitais brasileiras já estão totalmente prontas – em infraestrutura e legislação – para receber a quinta geração de internet móvel. De acordo com as regras dos leilões do 5G, a nova tecnologia precisa estar presente em todas as capitais brasileiras até 31 de julho deste ano. “É uma obrigação imposta pela Anatel.
A prestadora que comprou a radiofrequência e não cumprir está sujeita a multa”, explica.Stutz ressalta que outras capitais já estão se preparando, mas a situação em duas delas é preocupante. “Atualmente temos duas preocupações mais pertinentes, Goiânia e Belo Horizonte. São praças onde a discussão de um projeto de lei está complicada. Temos as capitais que já fizeram o dever de casa, como Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. E outras cidades que, apesar de não terem aprovado leis novas, já estavam preparadas porque as leis já eram boas, casos de Fortaleza e Curitiba, cidades onde se consegue colocar essa estrutura hoje com a lei vigente.
Agora, Goiânia, por exemplo, sequer tem um projeto de lei na Câmara”, alerta.O PL 8518/2017 começou a ser discutido em 2021 e deve ser apreciado na Câmara dos Deputados em breve.
Além das capitais, foram estipulados prazos para que a internet de 5ª geração chegue a todo o território brasileiro nos próximos oito anos: em municípios com mais de 500 mil habitantes, o 5G deverá ser implementado até julho de 2025; para aqueles com mais de 200 mil habitantes, o prazo é julho de 2026; por fim, os que tiverem população acima de 100 mil deverão ter o território atendido pela rede até julho de 2027.
A previsão é de que 100% dos municípios com menos de 30 mil habitantes sejam atendidos até dezembro de 2029.
Fonte: Brasil 61
Tecnologia
Empresas de telemarketing devem utilizar código 0303 a partir desta quarta-feira (8)
Published
3 anos agoon
8 de junho de 2022By
Da RedaçãoA agência ainda expediu uma medida cautelar que proíbe ligações realizadas por robôs. A regulamentação foi publicada em 3 de junho, dando um prazo de 15 dias para as empresas suspenderem esse uso das chamadas robocalls
Começa nesta quarta-feira (8) o prazo obrigatório para que empresas de telemarketing usem o código 0303 em todas as ligações aos consumidores. A medida foi estipulada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como forma de coibir as chamadas abusivas e indesejadas. Com a regra em vigor, a população vai poder identificar se a ligação recebida tem o intuito de oferecer serviços antes mesmo de atender.
A ação está descrita em ato aprovado pela Anatel ainda em dezembro de 2021. Publicado no Diário Oficial, o texto estabeleceu dois prazos obrigatórios. A partir de 10 de março, todas as chamadas de telemarketing efetuadas pelos celulares precisaram se adequar ao prefixo. A partir deste 8 de junho, as ligações por meio de telefonia fixa também devem mostrar o número 0303 ao consumidor.
A mudança faz parte de um conjunto de medidas da Anatel para proteger a população que enfrenta problemas com essas empresas. É o caso de Iago Lins, farmacêutico do Distrito Federal. O jovem critica o excesso de chamadas que recebe e a falta de limite de horários, entre outros pontos.
“Não adianta você atender e dizer que não está interessado no produto, pedir para não ligar mais. Não adianta, porque eles continuam ligando. Ligando todo dia, várias vezes ao dia, em diversos horários. Não tem nem horário para ligar. E não adianta bloquear. Eu bloqueio todos os que ligam, mas acabam aparecendo mais números”, relata.
Ilegalidade
Apesar da obrigação legal em usar o prefixo 0303, a Anatel acredita que muitas empresas podem utilizar ainda números de telecomunicações que não foram atribuídos pela agência, uma forma de burlar o sistema definido. Nesses casos, quando o consumidor receber uma chamada de telemarketing sem o número inicial 0303, ele pode consultar a sua operadora e realizar uma denúncia, pois essa passa a ser uma prática ilegal.
O conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo de Souza Pereira explicou o conjunto do trabalho da agência frente a essas dificuldades. “A Anatel entende que outras medidas precisam ser tomadas, outras medidas mais enérgicas precisam ser implementadas para que esse fenômeno efetivamente passe a ter um maior controle. Apesar de tudo, temos uma resistência de empresas de telemarketing, resistência de operadoras, para que essas medidas sejam de fato efetivas e que haja uma racionalidade maior nesse serviço.”
Para Bruna Vasconcelos Pereira, advogada com especialização em Direito do Consumidor, é preciso ressaltar que muitas dessas chamadas são não só desrespeitosas, como também ilegais. “O grande problema hoje no serviço de telemarketing são as repetitivas ligações telefônicas e a insistência na venda de serviços, mesmo quando o consumidor não manifesta interesse neles. A insistência nas ligações e na tentativa de venda são abusivas, desrespeitosas e ilegais”, ressalta.
A especialista pontua que essa obrigatoriedade do 0303 precisa ser complementada por outras ações, como a plataforma Não me Perturbe. “Infelizmente, a plataforma não bloqueia todos os ramos de atividades de telemarketing, como varejos e planos de saúde. Então, a utilização do prefixo irá ajudar na identificação das ligações de marketing que não são contempladas por aquela plataforma.”
Não me Perturbe e ação contra robôs
A plataforma citada permite que a população cadastre o seu número de telefone para que ele não receba mais ligações de telemarketing das principais prestadoras de telecomunicações. Apesar de mais de 10 milhões de cadastros no site, a Anatel reconhece que outras ações devem ser tomadas em conjunto, pois as empresas ainda conseguem driblar alguns sistemas.
Recentemente, a agência ainda expediu uma medida cautelar que proíbe ligações realizadas por robôs. A regulamentação foi publicada em 3 de junho, dando um prazo de 15 dias para as empresas suspenderem esse uso das chamadas robocalls. Elas funcionam da seguinte maneira: os serviços de telemarketing usam uma solução tecnológica e conseguem realizar diversas ligações ao mesmo tempo.
Isso faz com que muitas pessoas atendam o telefone e não ouçam ninguém do outro lado da linha, pois foi um robô que fez a ligação e o funcionário da empresa provavelmente já havia conseguido contato com outro consumidor. A prática se enquadra em um “uso indevido dos recursos de numeração e dos serviços de telecomunicações”, segundo normas da Anatel.
Punições
A Anatel pode recorrer às punições legais para empresas que continuarem com práticas abusivas, como:
- Bloquear por 15 dias empresas que realizarem 100 mil chamadas diárias ou mais com duração de até três segundos;
- Determinar que as prestadoras de telefonia realizem o bloqueio de chamadas que utilizem números não atribuídos pela agência;
- Aplicar multa de até R$ 50 milhões pelo descumprimento das medidas impostas pela medida cautelar para coibir as ligações realizadas por robôs;
- Aplicar sanções como o bloqueio do número indevidamente utilizado pelo telemarketing, sem o prefixo 0303.
Fonte: Brasil 61
Comissão aprova garantia de teste genético para mulheres com alto risco de câncer de mama e ovário
Virginia exibe foto de infância e semelhança com Maria Alice impressiona: ‘Fala sério!’
FICCO/SE prende foragido da Justiça por crime de estupro em Barra dos Coqueiros/SE
Projeto garante remunerar obra audiovisual executada na internet
PF e PMERJ prendem homem em flagrante por tráfico de drogas no Rio de Janeiro
BOA VISTA
Prefeitura lança edital para inscrição de blocos de rua
A Prefeitura de Boa Vista está nos preparativos para o carnaval 2025 e lançou o edital para inscrição dos blocos...
Taxa da Vigilância Sanitária agora pode ser emitida diretamente no portal da prefeitura
Praticidade e funcionalidade são aliados quando se trata em ajudar os contribuintes da Prefeitura de Boa Vista. A Secretaria Municipal...
Prefeitura de Boa Vista reforça parceria com a UNAMA, garantindo benefícios a servidores e população
A Prefeitura de Boa Vista e a UNAMA (Universidade da Amazônia) oficializaram o reforço de uma parceria que tem gerado...
RORAIMA
Central de Matrículas da Seed disponibiliza mais de 6 mil vagas
A Central de Matrículas do Governo de Roraima entrou em funcionamento nesta terça-feira, 21, disponibilizando 6.668 vagas para matrículas em...
Jornada Pedagógica 2025 prepara professores da rede estadual
Com o objetivo de preparar professores e gestores da rede estadual de ensino para um excelente retorno às aulas, a...
Pesquisa científica é estratégia para fortalecer a agricultura familiar e indígena em Roraima
Na agricultura familiar e indígena, a pesquisa científica pode trazer inovações em termos de técnicas de cultivo, controle de pragas...
POLICIAL
FICCO/SE prende foragido da Justiça por crime de estupro em Barra dos Coqueiros/SE
Aracaju/SE. Na tarde desta quarta-feira (22/1), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Sergipe (FICCO/SE), em ação conjunta...
PF e PMERJ prendem homem em flagrante por tráfico de drogas no Rio de Janeiro
Macaé/RJ. Nesta quarta-feira, 22/1, a Polícia Federal prendeu um homem em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, em ação conjunta...
PF deflagra operação em combate ao abuso sexual infantojuvenil no interior da BA
Feira de Santana/BA – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22/1), a Operação Aurora, com o objetivo de...
ENTRETENIMENTO
Virginia exibe foto de infância e semelhança com Maria Alice impressiona: ‘Fala sério!’
Virginia Fonseca impressionou os fãs ao compartilhar montagem enviada por fã-clube com uma foto de sua infância e outra, logo ao...
Virginia celebra volta às aulas das filhas e exibe mochilas escolhidas: ‘Personagens’
As filhas de Virginia Fonseca e Zé Felipe voltaram às aulas, nesta quarta-feira (22). A influencer e empresária compartilhou em...
Dani Calabresa anuncia gravidez do primeiro filho com Richard Neuman
A humorista Dani Calabresa, de 43 anos, anunciou, na tarde desta terça-feira (21), que está grávida do primeiro filho com o...
ESPORTES
São Paulo vence Criciúma nos pênaltis e avança à final da Copinha
O São Paulo está na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior! Em uma partida emocionante na Arena Fonte...
Corinthians vence o Vasco e avança para a semifinal da Copinha
O Corinthians venceu o Vasco por 1 a 0 na noite deste domingo (19.01), no estádio Bruno José Daniel, em...
Grêmio vence o Palmeiras e se classifica para semifinal da Copinha
O Palmeiras foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste domingo (19.01), após perder para o Grêmio por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Boa Vista6 dias ago
Cerca de 50 servidores da SEMGES participam de ação em prol da saúde mental e autocuidado
-
Boa Vista6 dias ago
Prefeitura de Boa Vista lança processo seletivo com 188 vagas para contratação de professores
-
Boa Vista5 dias ago
Confira os serviços essenciais que serão mantidos no feriadão de São Sebastião em Boa Vista
-
Boa Vista5 dias ago
Prefeitura inicia cronograma de revitalização e limpeza de mercados municipais
You must be logged in to post a comment Login