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Programa incentiva mulheres iniciantes na área de tecnologia da informação

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É de conhecimento geral que a presença feminina no setor de tecnologia sempre foi marcada pela diferenciação entre oportunidades para os homens e para as mulheres. Embora isso venha mudando aos poucos, o segmento ainda continua predominantemente masculinizado.  

Embora ainda seja um mercado predominantemente masculinizado, o setor de TI vem mostrando um crescimento, ainda tímido, da presença de mulheres. Imagem: Bhaven Jani – Shutterstock

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de tecnologia “Revelo”, que conecta candidatos a vagas desse setor, em 2020, as mulheres ocupavam 12% das vagas na carreira de tecnologia, com um crescimento de 1,1% comparado aos 10,9% registrados em 2017.

Diante desse cenário, as desenvolvedoras Camila Araldi e Nurielly Brizola criaram projeto Dev Girls, que propõe o desenvolvimento de mulheres que estão iniciando a carreira de TI.

Estimular a presença feminina no mercado de tecnologia

O crescimento registrado nos últimos três anos dá um certo ânimo às mulheres com interesse de atuar com as áreas de tecnologia, e, cada vez mais, as empresas estão incentivando e criando mecanismos de inclusão para as profissionais nesse mercado de trabalho. https://s.dynad.net/stack/928W5r5IndTfocT3VdUV-AB8UVlc0JbnGWyFZsei5gU.html

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Um exemplo de programa nesse sentido, o projeto Dev Girls Mentor oferece mentoria e aulas voltadas para mulheres desenvolvedoras em início de carreira.

“Toda semana acontece um live coding pelo Discord com um desafio proposto. As mais de 70 girls que estão no grupo acompanham em tempo real e discutem sobre o tema abordado”, explica Nurielly.

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Segundo ela, o propósito da mentoria é “guiar mulheres que estão começando suas carreiras na área de tecnologia e reforçar a presença feminina no segmento”. 

Os próximos encontros acontecerão neste mês, trazendo um novo desafio e debatendo o papel da mulher na Tecnologia da Informação (TI), além de contar com um bate-papo para tirar dúvidas sobre o primeiro emprego antes das apresentações sobre o desafio proposto.

“É muito prazeroso poder ajudar meninas que estão entrando neste mercado com predominância masculina. Nosso principal objetivo é conseguir ajudá-las com o conhecimento que adquirimos na nossa jornada, e torná-las mais preparadas para o mercado”, declarou Camila.

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Confira a programação do Dev Girls 2022:

  • 18 de janeiro, às 19h: Live coding: desenvolvimento do desafio
  • 19 de janeiro, às 19h: Programação não confirmada
  • 25 de janeiro, às 19h: Live coding: desenvolvimento do desafio
  • 26 de janeiro, às 19h: Bate papo: Estou pronta para o primeiro emprego?
  • 31 de janeiro, às 19h: Apresentação do desafio
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Para participar da mentoria, clique aqui. E para mais informações, acesse o site do programa.

( Com Informações: olhar digital )

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Empresas de telemarketing devem utilizar código 0303 a partir desta quarta-feira (8)

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A agência ainda expediu uma medida cautelar que proíbe ligações realizadas por robôs. A regulamentação foi publicada em 3 de junho, dando um prazo de 15 dias para as empresas suspenderem esse uso das chamadas robocalls

Começa nesta quarta-feira (8) o prazo obrigatório para que empresas de telemarketing usem o código 0303 em todas as ligações aos consumidores. A medida foi estipulada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como forma de coibir as chamadas abusivas e indesejadas. Com a regra em vigor, a população vai poder identificar se a ligação recebida tem o intuito de oferecer serviços antes mesmo de atender.
 
A ação está descrita em ato aprovado pela Anatel ainda em dezembro de 2021. Publicado no Diário Oficial, o texto estabeleceu dois prazos obrigatórios. A partir de 10 de março, todas as chamadas de telemarketing efetuadas pelos celulares precisaram se adequar ao prefixo. A partir deste 8 de junho, as ligações por meio de telefonia fixa também devem mostrar o número 0303 ao consumidor.

A mudança faz parte de um conjunto de medidas da Anatel para proteger a população que enfrenta problemas com essas empresas. É o caso de Iago Lins, farmacêutico do Distrito Federal. O jovem critica o excesso de chamadas que recebe e a falta de limite de horários, entre outros pontos.
 
“Não adianta você atender e dizer que não está interessado no produto, pedir para não ligar mais. Não adianta, porque eles continuam ligando. Ligando todo dia, várias vezes ao dia, em diversos horários. Não tem nem horário para ligar. E não adianta bloquear. Eu bloqueio todos os que ligam, mas acabam aparecendo mais números”, relata.

Ilegalidade

Apesar da obrigação legal em usar o prefixo 0303, a Anatel acredita que muitas empresas podem utilizar ainda números de telecomunicações que não foram atribuídos pela agência, uma forma de burlar o sistema definido. Nesses casos, quando o consumidor receber uma chamada de telemarketing sem o número inicial 0303, ele pode consultar a sua operadora e realizar uma denúncia, pois essa passa a ser uma prática ilegal.
 
O conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo de Souza Pereira explicou o conjunto do trabalho da agência frente a essas dificuldades. “A Anatel entende que outras medidas precisam ser tomadas, outras medidas mais enérgicas precisam ser implementadas para que esse fenômeno efetivamente passe a ter um maior controle. Apesar de tudo, temos uma resistência de empresas de telemarketing, resistência de operadoras, para que essas medidas sejam de fato efetivas e que haja uma racionalidade maior nesse serviço.”
 
Para Bruna Vasconcelos Pereira, advogada com especialização em Direito do Consumidor, é preciso ressaltar que muitas dessas chamadas são não só desrespeitosas, como também ilegais. “O grande problema hoje no serviço de telemarketing são as repetitivas ligações telefônicas e a insistência na venda de serviços, mesmo quando o consumidor não manifesta interesse neles. A insistência nas ligações e na tentativa de venda são abusivas, desrespeitosas e ilegais”, ressalta.
 
A especialista pontua que essa obrigatoriedade do 0303 precisa ser complementada por outras ações, como a plataforma Não me Perturbe. “Infelizmente, a plataforma não bloqueia todos os ramos de atividades de telemarketing, como varejos e planos de saúde. Então, a utilização do prefixo irá ajudar na identificação das ligações de marketing que não são contempladas por aquela plataforma.”

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Não me Perturbe e ação contra robôs

A plataforma citada permite que a população cadastre o seu número de telefone para que ele não receba mais ligações de telemarketing das principais prestadoras de telecomunicações. Apesar de mais de 10 milhões de cadastros no site, a Anatel reconhece que outras ações devem ser tomadas em conjunto, pois as empresas ainda conseguem driblar alguns sistemas.
 
Recentemente, a agência ainda expediu uma medida cautelar que proíbe ligações realizadas por robôs. A regulamentação foi publicada em 3 de junho, dando um prazo de 15 dias para as empresas suspenderem esse uso das chamadas robocalls. Elas funcionam da seguinte maneira: os serviços de telemarketing usam uma solução tecnológica e conseguem realizar diversas ligações ao mesmo tempo.
 
Isso faz com que muitas pessoas atendam o telefone e não ouçam ninguém do outro lado da linha, pois foi um robô que fez a ligação e o funcionário da empresa provavelmente já havia conseguido contato com outro consumidor. A prática se enquadra em um “uso indevido dos recursos de numeração e dos serviços de telecomunicações”, segundo normas da Anatel.

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Punições

A Anatel pode recorrer às punições legais para empresas que continuarem com práticas abusivas, como:

  • Bloquear por 15 dias empresas que realizarem 100 mil chamadas diárias ou mais com duração de até três segundos;
  • Determinar que as prestadoras de telefonia realizem o bloqueio de chamadas que utilizem números não atribuídos pela agência;
  • Aplicar multa de até R$ 50 milhões pelo descumprimento das medidas impostas pela medida cautelar para coibir as ligações realizadas por robôs;
  • Aplicar sanções como o bloqueio do número indevidamente utilizado pelo telemarketing, sem o prefixo 0303.

Fonte: Brasil 61

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