A Azul Conecta, empresa de voos regionais da Azul Linhas Aéreas, deixará de operar a partir de 10 de março nas cidades Crateús (CE), São Benedito (CE), Mossoró (RN) Sobral (CE) e Iguatú (CE). A companhia alegou o aumento nos custos operacionais da aviação , impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar. ( Veja nota completa da Azul abaixo).
Atualmente a Azul Conecta atende 55 cidades em todas as regioes do Brasil. A companhia tem uma frota única de aeronaves Cessna Grand Caravan que transportam 9 passageiros e 2 tripulantes. Conforme essa coluna mostrou na terça-feira (7/1), esses aviões não possuem banheirospor falta de espaço interno.
Somente em 2024 a Azul Conecta transportou 78 mil passageiros em todo o país. Os voos de Ccampinas e de Belo Horizonte (Confins) para Aeroporto Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, são os mais procurados pelos clientes da Azul Conecta. Somente no ano passado foram 19 mil pessoas que viajaram nesta rota.
Os principais centros de distrubuilção de voos (hub) da Azul Conecta são os aeroportos de Campinas, Belo Horizonte e Recife. As aeronaves da companhia podem pousar e decolar em pistas pequenas, o que garante um maior número de cidades no interior do Brasil conectadas com os aerportos maiores.
Veja comunicado da Azul sobre a suspensão dos voos
A Azul informa que está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional. Como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda.
Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender as operações na cidade de Crateús (CE), São Benedito (CE), Sobral (CE), Mossoó e Iguatú (CE), a partir do dia 10 de março devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
Importante ressaltar que os Clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Azul reforça, ainda, que mesmo diante da suspensão, segue operando no estado do Ceará com voos regulares em Juazeiro do Norte, Jericoacoara e Fortaleza, de onde os Clientes poderão se conectar com mais de 8 destinos em voos diretos.
As companhias Azul e Gol assinaram nesta quarta-feira (15/1) um memorando de fusão que poderá concentrar 60% do mercado aéreo brasileiro. Todo o processo deverá ser concluído, mas antes as duas empresas terão que ter a aprovação do do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo comunicado divulgado pela Azul, os clientes das duas companhias terão acesso a mais destinos, rotas, produtos e serviços. “As empresas têm quase 90% de rotas complementares e manterão seus certificados e marcas de operação independentes”, diz um trecho do comunicado.
Gol e Azul tem cerca de 1.500 decolagens diárias. As duas companhias iniciaram em julho do ano passado um acordo de comartilhamento de voos (codeshare). São 40 rotas operadas pelas duas empresas com mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão.
Grupo controla Avianca e Gol
O Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre Azul e Abra, grupo investidor majoritário da Gol e da Avianca, tem o objetivo da combinação de negócios é promover o crescimento da indústria aeronáutica brasileira, por meio de mais destinos.
“Embora o MoU preveja a unificação da estratégia, espera-se que as companhias aéreas mantenham seus certificados operacionais e, portanto, suas marcas e operações separadas”, diz outro trecho do comunicado.
O que diz ohn Rodgerson, CEO da Azul
“A Azul foi criada com o objetivo de expandir o mercado aéreo brasileiro, buscando aumentar o acesso dos brasileiros às viagens aéreas, independentemente de onde estejam no país, por meio da ampliação da conectividade. Essa combinação de forças proporcionaria a oportunidade de fortalecer o setor, aumentando o número de voos oferecidos, alcançando mais de 200 cidades atendidas no Brasil e a capacidade de competir em um setor altamente globalizado”,
Entraves das negociações
Um dos gestotes da Azul, que pediu anonimato, um dos principais entraves para a conclusão da fusão é a recuperação judicial da Gol que está em andamento nos Estados Unidos, o regime de Chapter 11.A conckuão deste processo deve ocorre em abril deste ano.
NO de Chapter 11 estão sendo feitas renegociações com credores para reduzir o endividamento da companhia, uma forma de garantir a alavancagem das empresas combinadas. A dívida não poderá ultrapassar quatro vezes o Ebitda. Segundo especialistas do setor, a fusão poderá ser inviabilizada se essa meta não for atingida.
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