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Alpine A110 – Supercarros da polícia francesa prometem servir à lei com potência

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A Polícia Nacional da França recebeu 26 supercarros Alpine A110, marca esportiva da francesa montadora Renault. Considerados “de intervenção rápida”, os veículos fazem parte de uma compra feita em outubro pelo Ministério do Interior do país, e agora farão parte da motorização a serviço da Gendarmaria Nacional.

Uma unidade do Alpine A110
Imagem: Divulgação/Alpine

Gendarmaria Nacional é a força policial francesa responsável por pequenas cidades e áreas rurais com menos de 20 mil habitantes. As 26 unidades do Alpine A110 serão utilizadas para “efetuar intervenções na autoestrada, envolvendo automóveis em alta velocidade, no âmbito da segurança rodoviária ou em missões de polícia judiciária (tráfico de drogas, por exemplo)”. Dois deles serão dedicados ao treinamento de resposta rápida.

por dentro de um dos supercarros
Imagem: Divulgação/Alpine

Os supercarros dessa força policial da França vêm com uma pintura azul, com a lateral e outras partes da carroceria marcadas em listras e a palavra “Gendarmerie” gravada, acompanhada de palavras que dizem “nosso compromisso é a sua segurança”.

detalhe do capô do veículo
Imagem: Divulgação/Alpine

Polícia muito bem “montada”

Existem decalques reflexivos necessários na frente e na parte de trás das máquinas. Reforçando sua identidade policial, cada supercarro traz as luzes azuis da sirene piscando no topo. O governo francês encomendou as unidades do Alpine A110 com rodas de 18 polegadas, que são maiores do que as rodas padrão, de 17 polegadas.

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Alpine A110 da polícia francesa
Imagem: Divulgação/Alpine

O Alpine A110 é um supercarro esportivo leve, movido por um motor turbo de 1,8 litros que produz 249 cavalos (185 quilowatts) e 320 Nm de torque. Recentemente, ele recebeu um facelift para o ano modelo 2022, que também vem com uma simplificação dos nomes das variantes e um aumento na potência do A110 S. Este modelo mais potente produz 300 cv e 340 Nm de torque.

( Com Informações: olhar digital )

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Empresas de telemarketing devem utilizar código 0303 a partir desta quarta-feira (8)

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A agência ainda expediu uma medida cautelar que proíbe ligações realizadas por robôs. A regulamentação foi publicada em 3 de junho, dando um prazo de 15 dias para as empresas suspenderem esse uso das chamadas robocalls

Começa nesta quarta-feira (8) o prazo obrigatório para que empresas de telemarketing usem o código 0303 em todas as ligações aos consumidores. A medida foi estipulada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como forma de coibir as chamadas abusivas e indesejadas. Com a regra em vigor, a população vai poder identificar se a ligação recebida tem o intuito de oferecer serviços antes mesmo de atender.
 
A ação está descrita em ato aprovado pela Anatel ainda em dezembro de 2021. Publicado no Diário Oficial, o texto estabeleceu dois prazos obrigatórios. A partir de 10 de março, todas as chamadas de telemarketing efetuadas pelos celulares precisaram se adequar ao prefixo. A partir deste 8 de junho, as ligações por meio de telefonia fixa também devem mostrar o número 0303 ao consumidor.

A mudança faz parte de um conjunto de medidas da Anatel para proteger a população que enfrenta problemas com essas empresas. É o caso de Iago Lins, farmacêutico do Distrito Federal. O jovem critica o excesso de chamadas que recebe e a falta de limite de horários, entre outros pontos.
 
“Não adianta você atender e dizer que não está interessado no produto, pedir para não ligar mais. Não adianta, porque eles continuam ligando. Ligando todo dia, várias vezes ao dia, em diversos horários. Não tem nem horário para ligar. E não adianta bloquear. Eu bloqueio todos os que ligam, mas acabam aparecendo mais números”, relata.

Ilegalidade

Apesar da obrigação legal em usar o prefixo 0303, a Anatel acredita que muitas empresas podem utilizar ainda números de telecomunicações que não foram atribuídos pela agência, uma forma de burlar o sistema definido. Nesses casos, quando o consumidor receber uma chamada de telemarketing sem o número inicial 0303, ele pode consultar a sua operadora e realizar uma denúncia, pois essa passa a ser uma prática ilegal.
 
O conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo de Souza Pereira explicou o conjunto do trabalho da agência frente a essas dificuldades. “A Anatel entende que outras medidas precisam ser tomadas, outras medidas mais enérgicas precisam ser implementadas para que esse fenômeno efetivamente passe a ter um maior controle. Apesar de tudo, temos uma resistência de empresas de telemarketing, resistência de operadoras, para que essas medidas sejam de fato efetivas e que haja uma racionalidade maior nesse serviço.”
 
Para Bruna Vasconcelos Pereira, advogada com especialização em Direito do Consumidor, é preciso ressaltar que muitas dessas chamadas são não só desrespeitosas, como também ilegais. “O grande problema hoje no serviço de telemarketing são as repetitivas ligações telefônicas e a insistência na venda de serviços, mesmo quando o consumidor não manifesta interesse neles. A insistência nas ligações e na tentativa de venda são abusivas, desrespeitosas e ilegais”, ressalta.
 
A especialista pontua que essa obrigatoriedade do 0303 precisa ser complementada por outras ações, como a plataforma Não me Perturbe. “Infelizmente, a plataforma não bloqueia todos os ramos de atividades de telemarketing, como varejos e planos de saúde. Então, a utilização do prefixo irá ajudar na identificação das ligações de marketing que não são contempladas por aquela plataforma.”

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Não me Perturbe e ação contra robôs

A plataforma citada permite que a população cadastre o seu número de telefone para que ele não receba mais ligações de telemarketing das principais prestadoras de telecomunicações. Apesar de mais de 10 milhões de cadastros no site, a Anatel reconhece que outras ações devem ser tomadas em conjunto, pois as empresas ainda conseguem driblar alguns sistemas.
 
Recentemente, a agência ainda expediu uma medida cautelar que proíbe ligações realizadas por robôs. A regulamentação foi publicada em 3 de junho, dando um prazo de 15 dias para as empresas suspenderem esse uso das chamadas robocalls. Elas funcionam da seguinte maneira: os serviços de telemarketing usam uma solução tecnológica e conseguem realizar diversas ligações ao mesmo tempo.
 
Isso faz com que muitas pessoas atendam o telefone e não ouçam ninguém do outro lado da linha, pois foi um robô que fez a ligação e o funcionário da empresa provavelmente já havia conseguido contato com outro consumidor. A prática se enquadra em um “uso indevido dos recursos de numeração e dos serviços de telecomunicações”, segundo normas da Anatel.

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Punições

A Anatel pode recorrer às punições legais para empresas que continuarem com práticas abusivas, como:

  • Bloquear por 15 dias empresas que realizarem 100 mil chamadas diárias ou mais com duração de até três segundos;
  • Determinar que as prestadoras de telefonia realizem o bloqueio de chamadas que utilizem números não atribuídos pela agência;
  • Aplicar multa de até R$ 50 milhões pelo descumprimento das medidas impostas pela medida cautelar para coibir as ligações realizadas por robôs;
  • Aplicar sanções como o bloqueio do número indevidamente utilizado pelo telemarketing, sem o prefixo 0303.

Fonte: Brasil 61

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