Economia

MTE promove diálogo com trabalhadores e empregadores sobre regulamentação do comércio aos feriados

Publicado em

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realiza, nesta quinta-feira (25), às 11h30, reunião com representantes de entidades dos trabalhadores e dos empregadores que integram o Plano do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O encontro tem como objetivo a apresentação de uma minuta, pelas entidades participantes, do relatório sobre a regulamentação do trabalho no comércio aos feriados, no âmbito do Grupo de Trabalho do Comércio Varejista, instituído pela Portaria MTE nº 356.

A reunião contará com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e de representantes das entidades envolvidas no processo de diálogo e construção de propostas.

Serviço

Assunto: Reunião do Grupo de Trabalho do Comércio Varejista
Data:
25 de junho (Quinta-feira)
Horário: 11h30
Local: Sala 545 do Edifício-sede do Ministério do Trabalho e Emprego – Brasília/DF

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nota do MDIC sobre a Ordem Executiva dos Estados Unidos publicada no dia 20 de novembro de 2025
Advertisement

Economia

Governo do Brasil entrega 14ª Casa do Trabalhador e reforça expansão da rede do Sine no país

Published

on

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, esteve nesta quarta-feira (23) em Palmas (TO), onde entregou à população a 14ª unidade reestruturada da Casa do Trabalhador. A reestruturação das unidades do Sine faz parte de um projeto nacional de revitalização do sistema que o MTE vem conduzindo desde o início da atual gestão. Até o fim do ano, a expectativa é entregar à população 25 novos postos do sistema, em todo o país, dentro desse novo formato. 

A reestruturação oferece aos trabalhadores um espaço com os diversos serviços do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reunidos em um mesmo local, como intermediação de mão de obra, oferta de vagas de emprego com suporte à pré-seleção de candidatos, solicitação de Seguro-Desemprego e Abono Salarial, além de políticas de qualificação profissional para acesso aos cursos oferecidos pelo sistema do Sine. “A nova configuração física permite maior capacidade de atendimento e organização dos fluxos de trabalho para oferecer ao trabalhador e às empresas parceiras todos os serviços prestados pelo Ministério”, ressaltou o ministro.

Presente na entrega da unidade à população, o secretário de Governo do Tocantins, Deocleciano Gomes Filho, que representou o governador no evento, ressaltou que o desemprego em Palmas vem caindo a cada ano e que o emprego tem registrado recordes de geração de vagas. “Os índices de desemprego têm sido os menores da nossa história, e a Casa do Trabalhador tem como missão oferecer oportunidades de qualificação para que os trabalhadores possam preencher essas novas vagas que surgem”, afirmou, parabenizando o ministro pela entrega da estrutura revitalizada no Tocantins.

Leia Também:  PI: Aeroporto de Bom Jesus do Gurguéia terá investimento de R$ 17,2 milhões para reformas

A reestruturação chegou também à unidade da Casa do Empreendedor (Sine Palmas), onde o ministro Luiz Marinho, juntamente com o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, fez a inauguração de mais uma unidade do Sine na Casa do Empreendedor. “É uma unidade voltada à promoção do emprego, do empreendedorismo e da inclusão produtiva de trabalhadores no Tocantins”, frisou o ministro, destacando aos trabalhadores que desejam empreender que, no Sine, terão à sua disposição uma variedade de serviços essenciais gratuitos, seja para abrir, regularizar ou ampliar sua atuação no mercado de trabalho.

Na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do estado, o ministro deu sequência à agenda de entregas, assinando com a Controladoria do estado um Termo de Intenções visando à reestruturação do prédio onde funcionam os dois órgãos. Luiz Marinho conversou com servidores sobre a nova realidade do MTE e a intenção do governo de investir na reestruturação das superintendências. “Serão destinados aqui recursos para melhorar o atendimento de trabalhadores que buscam a Superintendência. Além da estrutura, vamos também investir em pessoal, para oferecer ao trabalhador um 

Leia Também:  Nota do MDIC sobre a Ordem Executiva dos Estados Unidos publicada no dia 20 de novembro de 2025

O ministro se reuniu também com representantes do Fórum de Gestores do estado, no Instituto Federal do Tocantins, onde conversou com gestores de vários órgãos sobre a necessidade de mais investimentos em políticas públicas de emprego, possibilitando maior inserção de trabalhadores no mercado de trabalho. “As políticas públicas são executadas nos territórios. Precisamos de gestores engajados para que elas cheguem efetivamente à população local”, avaliou.

Mais informações sobre a Casa do Trabalhador podem ser acessadas aqui.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

BOA VISTA

RORAIMA

POLICIAL

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA